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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Uma cadeia criativa na formação de educadores a partir da proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de educação física
Autor:  
  Rosa Cristina Bronzon de Castro   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  238
Resumo  
  O objetivo geral desta pesquisa é compreender criticamente como um trabalho para a formação de educadores de educação física em Cadeia Criativa (LlBERALI, 2006 a e b) pode colaborar na implementação de uma prescrição oficial em uma escola da rede estadual. A pesquisa desenvolve-se no contexto do Programa Ação Cidadã - fase 2 (PAC-2), inserida na área da Linguística Aplicada e fundamentada na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1934/1998,1930/2004, LEONTIEV, 1977, ENGESTRÖM, 1999). Nessa perspectiva, propõe-se a discutir o conceito de "Cadeia Criativa" que compreende uma parceria em que os participantes produzem "significados compartilhados" (VYGOTSKY, 1934) deforma intencional em atividades interligadas de forma espiral (LIBERALI, 2006a e b). Também são abordadas questões da educação física, tal como tratadas pelos documentos oficiais e por pesquisadores da área (BRACHT, 1992, BETTI, 1991, 1998, CAPARROZ, 1997, DAOLIO 2004, KOLYNIAK FILHO, 2008, MELLO, 2006). A metodologia adotada é a da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2007), que propõe intervenção direta na prática dos participantes, de modo a criar um espaço para a reflexão crítica de suas ações (MAGALHÃES, 1994/2007, 2003/2007), possibilitando a compreensão da possível transformação pretendida. Para análise linguística e discussão dos dados foram considerados o contexto de produção e o conteúdo temático a p.artir das escolhas lexicais. Dessa forma, foi possível compreender como os sentidos e os significados (VYGOTSKY, 1934/2005, 1934/2001)sobre os conteúdos de um documento oficial foram sendo construídos pelo professor participante, pela pesquisadora e pela professora orientadora nas reuniões de planejamento. Os dados foram produzidos (por gravação em áudio e vídeo)em uma escola da rede pública estadual de São Paulo que participa do PAC- 2. Participaram desta pesquisa: um professor de educação física da 5asérie, com 43 alunos de 11 a 13 anos de idade, esta pesquisadora e sua professora-orientadora. Os resultados parecem revelar que a formação desenvolvida em atividades da Cadeia Criativa cria espaço de colaboração de modo a possibilitar aos participantes uma melhor apropriação da prescrição oficial, atrelada às necessidades da escola.
     
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