|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,27
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Os desafios do ensino de filosofia na sociedade atual |
Autor: |
|
Claudio Ferreira dos Santos
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNINOVE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
424 |
Resumo |
|
Esta dissertação resultou de pesquisa que foi provocada pelo incômodo manifestado por professores de Filosofia do Ensino Médio que se queixam do desinteresse dos alunos pelas aulas de Filosofia e por atividades que lhes pedem uma atitude crítica e reflexiva. Incômodo do qual participamos. Daí o objeto da pesquisa realizada: buscar saber primeiro; se há razões nas circunstâncias históricas atuais que possam justificar esse possível desinteresse. Em segundo lugar; se nossa percepção corresponde ao que dizem e sentem os alunos. Perguntamo-nos por que os alunos do Ensino Médio manifestam tal desinteresse. Essas manifestações revelam mesmo o desinteresse pela Filosofia e por aquilo que lhe é intrínseco; ou seja; o exercício do pensamento reflexivo e crítico?
Procurou-se investigar sobre possíveis razões para esse desinteresse. Foi analisada literatura que aponta o fato de que os jovens atualmente estão mergulhados numa cultura voltada para o prazer imediato; para o presenteísmo; o pragmatismo; o Carpe Diem e que a tecnomania o desejo de ter e manipular as novas tecnologias de comunicação e entretenimento estaria formando uma massa de jovens desinteressados pela escola; pela leitura; pelas questões sociais; éticas; políticas e econômicas. De acordo com esta literatura os jovens; de modo geral; aparentam estar alienados da realidade; apartados do contexto sócio-cultural no qual estão inseridos e do qual fazem parte. Foi realizada também uma sondagem com um grupo de 51 alunos e 10 professores de escolas públicas e particulares com a finalidade de cotejar se nossa percepção corresponde ao que dizem e sentem esses professores e alunos. Buscamos nas idéias de autores como Morin; Severino; Cerletti; Gallo; Favaretto; Trípoli; Marcondes Filho e Savater; entre outros; subsídios para a compreensão do fenômeno da cultura moderna e suas implicações na formação dos jovens. E; também; subsídios para a compreensão do papel da Filosofia na formação do jovem do Ensino Médio. Os resultados a que chegamos mostram-nos que há de fato; na situação atual; uma situação adversa para o exercício da reflexão e da criticidade; mas; ao mesmo tempo; para os alunos que participaram da pesquisa; há o quase consenso a respeito da importância e necessidade do estudo das temáticas filosóficas e; portanto de aulas de Filosofia; e; a respeito da necessidade de desenvolvimento e exercício do pensamento reflexivo e crítico. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|