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Título:  
  As interações sociais de alunos com dificuldade de comunicação oral a partir da inserção de recursos da comunicação alternativa e ampliada associada aos procedimentos do ensino naturalístico
Autor:  
  Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  163
Resumo  
  Com o objetivo de analisar a influência do uso de recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) nas interações sociais entre pessoas com dificuldade de comunicação oral e seus parceiros comunicativos, dois estudos de caso foram conduzidos numa instituição filantrópica e na residência dos sujeitos na cidade de Resende. A proposta foi implementar os recursos de CAA associados aos procedimentos do Ensino Naturalístico numa triangulação dos ambientes interacionais (casa, escola e terapia) desses sujeitos tomando por base inicial as estratégias comunicacionais usuais de mediação de seus interlocutores. As ações empregadas envolveram o planejamento conjunto, a construção de fichas, pranchas e pastas de comunicação alternativa e o uso dos recursos confeccionados, de acordo com as características do ambiente e dos sujeitos envolvidos. Os dados demonstraram um crescimento significativo nos padrões comunicativos dos sujeitos focais, com ampliação na qualidade das interações durante o período de intervenção. O uso da comunicação alternativa foi expressivo, tendo como suporte os procedimentos do ensino naturalístico. Foi observada uma ampliação nas vocalizações e o surgimento da autonomia em ambos os sujeitos, bem como a ampliação de ações relativas à responsividade nos interlocutores.
     
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