|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
991,34
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
As interações sociais de alunos com dificuldade de comunicação oral a partir da inserção de recursos da comunicação alternativa e ampliada associada aos procedimentos do ensino naturalístico |
Autor: |
|
Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
163 |
Resumo |
|
Com o objetivo de analisar a influência do uso de recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) nas interações sociais entre pessoas com dificuldade de comunicação oral e seus parceiros comunicativos, dois estudos de caso foram conduzidos numa instituição filantrópica e na residência dos sujeitos na cidade de Resende. A proposta foi implementar os recursos de CAA associados aos procedimentos do Ensino Naturalístico numa triangulação dos ambientes interacionais (casa, escola e terapia) desses sujeitos tomando por base inicial as estratégias comunicacionais usuais de mediação de seus interlocutores. As ações empregadas envolveram o planejamento conjunto, a construção de fichas, pranchas e pastas de comunicação alternativa e o uso dos recursos confeccionados, de acordo com as características do ambiente e dos sujeitos envolvidos. Os dados demonstraram um crescimento significativo nos padrões comunicativos dos sujeitos focais, com ampliação na qualidade das interações durante o período de intervenção. O uso da comunicação alternativa foi expressivo, tendo como suporte os procedimentos do ensino naturalístico. Foi observada uma ampliação nas vocalizações e o surgimento da autonomia em ambos os sujeitos, bem como a ampliação de ações relativas à responsividade nos interlocutores. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|