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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.78
MB
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Título: |
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Desafios enfrentados por pequenas e médias empresas do setor de software nos processos de educação corporativa: um estudo exploratório |
Autor: |
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Lisângela da Silva Antonini
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISINOS/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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249 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar os desafios enfrentados por pequenas e médias empresas do setor de software e serviços associados; no Brasil; no processo de educação corporativa; sob a análise de quatro elementos: estratégia organizacional; gestão de recursos humanos; educação corporativa e comunicação interna. A pesquisa visa; ainda; identificar as características do setor pesquisado em relação à qualificação profissional demandada dos seus profissionais; identificar; na literatura; modelos ou práticas de educação corporativa que sejam adequados à realidade das empresas e do setor pesquisado; além de discutir; com base nos dados coletados; possíveis soluções para a problemática abordada e propor uma agenda de pesquisas futuras. A pesquisa foi desenvolvida com base em duas fontes de informação. Primeiramente; foi pesquisada uma média empresa; localizada na cidade de São Leopoldo; na região do Vale do Rio dos Sinos; no Estado do Rio Grande do Sul. Todavia; a coleta de dados desse cenário único remeteu à necessidade de maior apropriação de conhecimentos sobre o setor de software e serviços; fazendo com que o horizonte de pesquisa fosse ampliado para a perspectiva de quatro Entidades Setoriais; a fim de compreender com maior profundidade o contexto do objeto de pesquisa em questão. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem fenomenológica; com a utilização do método de pesquisa-ação. O setor de software e serviços está sendo considerado estratégico para o desenvolvimento nacional; sendo uma das prioridades da política industrial do Governo Federal. Dentro deste cenário; a tendência é as organizações desenvolverem atividades de capacitação profissional observando especificidades da própria empresa alinhadas com as estratégias corporativas de acordo com o conceito de educação corporativa; no qual as ações de capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores são alinhadas aos objetivos da empresa; ou seja; todo o planejamento de treinamento e desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores é planejado de acordo com os objetivos estratégicos e resultados esperados pela organização. Ao explorar a literatura sobre educação corporativa no setor de software e serviços foram localizadas poucas referências que relatam os desafios enfrentados por pequenas e médias empresas relativos a projetos desta ordem; e também sobre o desenvolvimento de lideranças com o intuito de uma maior profissionalização da gestão em empresas do setor de software. Dentre os principais resultados alcançados com este estudo destaca-se a pouca utilização de projetos de educação corporativa pelas pequenas e médias empresas (PME‟s) do setor de software devido à carência de informações ou a conhecimentos específicos que viabilizassem a ampliação deste tipo de atividade. A partir da pesquisa realizada; verificou-se a existência; na internet; de variados softwares livres ou softwares comerciais que poderão ser utilizados; através da Educação a Distância (EAD); com o objetivo de proporcionar educação corporativa personalizada para as empresas (colaboradores e cadeia de valor); por meio de comunidades de prática. De acordo com o relatório apresentado pela SOFTEX (2002); ratificado pelos entrevistados das quatro Entidades Setoriais; aprender constantemente tem sido característica de empresas abertas e flexíveis à mudança; pois a permanência no mercado globalizado exige comportamentos de reaprendizagem contínua por parte das organizações; consolidando; desta forma; sua competência organizacional. |
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