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  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Desafios enfrentados por pequenas e médias empresas do setor de software nos processos de educação corporativa: um estudo exploratório
Autor:  
  Lisângela da Silva Antonini   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISINOS/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  249
Resumo  
  Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar os desafios enfrentados por pequenas e médias empresas do setor de software e serviços associados; no Brasil; no processo de educação corporativa; sob a análise de quatro elementos: estratégia organizacional; gestão de recursos humanos; educação corporativa e comunicação interna. A pesquisa visa; ainda; identificar as características do setor pesquisado em relação à qualificação profissional demandada dos seus profissionais; identificar; na literatura; modelos ou práticas de educação corporativa que sejam adequados à realidade das empresas e do setor pesquisado; além de discutir; com base nos dados coletados; possíveis soluções para a problemática abordada e propor uma agenda de pesquisas futuras. A pesquisa foi desenvolvida com base em duas fontes de informação. Primeiramente; foi pesquisada uma média empresa; localizada na cidade de São Leopoldo; na região do Vale do Rio dos Sinos; no Estado do Rio Grande do Sul. Todavia; a coleta de dados desse cenário único remeteu à necessidade de maior apropriação de conhecimentos sobre o setor de software e serviços; fazendo com que o horizonte de pesquisa fosse ampliado para a perspectiva de quatro Entidades Setoriais; a fim de compreender com maior profundidade o contexto do objeto de pesquisa em questão. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem fenomenológica; com a utilização do método de pesquisa-ação. O setor de software e serviços está sendo considerado estratégico para o desenvolvimento nacional; sendo uma das prioridades da política industrial do Governo Federal. Dentro deste cenário; a tendência é as organizações desenvolverem atividades de capacitação profissional observando especificidades da própria empresa alinhadas com as estratégias corporativas de acordo com o conceito de educação corporativa; no qual as ações de capacitação e desenvolvimento profissional dos colaboradores são alinhadas aos objetivos da empresa; ou seja; todo o planejamento de treinamento e desenvolvimento das competências profissionais dos colaboradores é planejado de acordo com os objetivos estratégicos e resultados esperados pela organização. Ao explorar a literatura sobre educação corporativa no setor de software e serviços foram localizadas poucas referências que relatam os desafios enfrentados por pequenas e médias empresas relativos a projetos desta ordem; e também sobre o desenvolvimento de lideranças com o intuito de uma maior profissionalização da gestão em empresas do setor de software. Dentre os principais resultados alcançados com este estudo destaca-se a pouca utilização de projetos de educação corporativa pelas pequenas e médias empresas (PME‟s) do setor de software devido à carência de informações ou a conhecimentos específicos que viabilizassem a ampliação deste tipo de atividade. A partir da pesquisa realizada; verificou-se a existência; na internet; de variados softwares livres ou softwares comerciais que poderão ser utilizados; através da Educação a Distância (EAD); com o objetivo de proporcionar educação corporativa personalizada para as empresas (colaboradores e cadeia de valor); por meio de comunidades de prática. De acordo com o relatório apresentado pela SOFTEX (2002); ratificado pelos entrevistados das quatro Entidades Setoriais; aprender constantemente tem sido característica de empresas abertas e flexíveis à mudança; pois a permanência no mercado globalizado exige comportamentos de reaprendizagem contínua por parte das organizações; consolidando; desta forma; sua competência organizacional.
     
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