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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,54
MB
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Título: |
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Cooperação intersistêmica em apoio à educação profissional e tecnológica Fortaleza - Ceará 2009 |
Autor: |
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Eduardo Mendes de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFC/ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA ELÉTRICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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255 |
Resumo |
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Diversas aplicações computacionais de apoio à educação vêm sendo
continuamente implementadas de maneira independente e isolada. Nesse contexto, a
colaboração pode extrapolar a relação interpessoal e englobar a interação entre
recursos, permitindo que ferramentas distintas cooperem na realização de
funcionalidades pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem. Nota-se,
atualmente, um esforço para a construção de ferramentas e conteúdos interoperáveis
que possam ser reutilizados e compartilhados, haja vista o alto custo e complexidade
da produção destes recursos, de forma que possam ser somados no sentido do
desenvolvimento de ferramentas mais completas e abrangentes. Entre as abordagens
de integração de sistemas, a orientação a serviços aparece como a forma mais
utilizada. Nesse sentido, esta dissertação estuda os aspectos relacionados à
integração de ferramentas desenvolvidas para dar apoio ao processo de ensino e
aprendizagem e apresenta a concepção, a modelagem e a implementação de um
ambiente orientado a serviços para o InterRed, um repositório de conteúdos
pedagógicos digitais, ou Objetos de Aprendizagem (OAs), especialmente concebido
para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A fim de avaliar a
eficácia desses recursos de integração, foi desenvolvida uma solução que permite ao
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle consumir os serviços desenvolvidos para o
InterRed. |
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