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Título:  
  Lugar é laço: o saber profundo nas comunidades goianas de cibele e caiçara
Autor:  
  Maria Emília Carvalho de Araújo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFG/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  155
Resumo  
  O saber profundo é a matriz conceitual desta reflexão; pautada no entendimento de que o processo de aprender e ensinar não se restringe à escola; tampouco é fruto exclusivo da racionalidade científica. Por comunidades de saber profundo denominam-se os sujeitos dos povoados de Cibele e Caiçara; no município goiano de Itapuranga. As topofilias do saber são as casas; igrejas; vendas; locus da prosa pedagógica; essência verticalizada do aprender e ensinar; subterrânea na memória coletiva de uma comunidade. No apelo à profundidade do saber das rezas e benzeções; da lida nas roças e nas casas; e do imaginário que as perpassa; é que se situa este estudo; baseado teoricamente no Cotidiano a partir de Michel Maffesoli; Manoel Barbosa e José Carlos de Paula Carvalho; que bebem na fonte da Antropologia Profunda de Gilbert Durand e do Paradigma da Complexidade de Edgar Morin. O estudo baseia-se também em Cliford Geertz; buscando o dito destes sujeitos dionisíacos primitivospróximos; sertanejos e caipiras estudados por Maria Isaura Pereira de Queiroz; Antônio Candido; José de Sousa Martins; Carlos Rodrigues Brandão e; mais recentemente; por Jadir de Morais Pessoa. A modernidade em seu saber perito se estrangula; suspeita de um universo racional que desaba na certeza dos saberes antigos; profundos da memória coletiva. Este estudo; por fim; abre portas para um diálogo entre Antropologia; Sociologia; Psicologia e Pedagogia. Esse compor de profundidade tem no centro o homem e seu imaginário; o sistema genético e fenotípico; o complexo sócio-cultural; feixes de um todo; negligenciado pelo conhecimento utilitário racional dos tempos modernos.
     
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