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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,64
MB
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Título: |
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Do iluminismo ao cecilianismo: a música mineira para a missa nos séculos XVIII e XIX |
Autor: |
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Josinéia Godinho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMG/MÚSICA |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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263 |
Resumo |
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No formulário da Missa fica explicita a uniformidade litúrgica desenvolvida pela Igreja
Católica Romana no decorrer dos séculos. Pela grande expansão do Catolicismo, o texto
do ordinário da Missa foi o mais usado pelos compositores em toda a história da música,
mas a uniformidade desejada no campo litúrgico nunca foi alcançada no plano musical,
independentemente das tentativas de regulamentação por parte da Igreja. Este trabalho
enfoca a composição para Missas em Minas Gerais, nos séculos XVIII e XIX, visando
detectar tendências estilísticas em comum entre os compositores, as relações dessas
tendências com as linhas estilísticas gerais observadas na Europa, no mesmo período e,
finalmente, a conformidade, ou não, das obras com as especificações litúrgicas relativas
à música. Nesta investigação, servirão como base as linhas estabelecidas por duas
correntes de pensamento de grande impacto para a compreensão da liturgia e da música
sacra: o iluminismo e o cecilianismo. |
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