Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  8,49 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Gestão em educação a distância e fatores determinantes de evasão
Autor:  
  Giselle Pavanelli   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNINOVE/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  298
Resumo  
  O tema geral deste trabalho insere-se na necessidade de desenvolver estudos que contribuam com a qualidade dos serviços prestados pelas universidades, de modo a medir o desempenho e, principalmente, atender as expectativas da sociedade. Nos últimos anos, a Educação a Distância (EAD) vem surgindo como uma das mais importantes ferramentas de transmissão do conhecimento e da democratização da informação, bem como a necessidade crescente de elevar o nível de escolaridade, aperfeiçoamento e atualização profissional contínuos. Este traba-lho tem por objetivo conhecer aspectos importantes na gestão de programas de Educação a Distância e quais os fatores determinantes da evasão em uma Instituição de Ensino Superior, com o sistema de EAD. Esta pesquisa se caracteriza como método combinado, adequado para pesquisas em que a coleta de diversos tipos de dados proporciona o melhor entendimento para o problema da pesquisa. O método combinado utiliza tantos dados quantitativos como qualitativos e está baseado no paradigma pragmático. Quanto a gestão as informações obtidas na pesquisa demonstram o severo comprometimento com qualidade e devida preparação do projeto pedagógico, a fim de obter engajamento e retenção de alunos. Quanto à evasão, os resultados apontam um conjunto de fatores determinantes para a desistência do aluno ao programa ofertado, em sua maioria ligada aos aspectos pessoais e pouco relacionados ao curso.
     
    Baixar arquivo