|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,18
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Gestão escolar e absenteísmo docente: diferentes olhares e diversas práticas - validação de uma experiência na rede municipal de São Paulo |
Autor: |
|
Eliana Chiavone Delchiaro
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO) |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
155 |
Resumo |
|
O presente trabalho busca examinar o absenteísmo dos professores de Educação Infantil do Município de São Paulo; suas causas; influências e reflexos no cotidiano das escolas de Educação Infantil sob a ótica da gestão escolar. É um estudo que utilizou a abordagem qualitativa com subsídios quantitativos; tendo como meios de investigação o estudo exploratório; a pesquisa documental; bibliográfica; análise e coleta de dados. O trabalho captou os diferentes olhares da comunidade educacional e da sociedade civil a partir de depoimentos e material colhido nos meios de comunicação. Foi realizada uma pesquisa das ausências dos professores de educação infantil da EMEI Professora Ana Maria Poppovic no período de 1999 a 2008. A análise dos dados permitiu apurar índices percentuais de 22;23% de ausências no ano de 2004; como sendo o maior e de 3;65% em 2008; o menor. Entre outras medidas para o enfrentamento do absenteísmo; no âmbito escolar; foi apontado um projeto de gestão que possibilita o protagonismo dos sujeitos envolvidos; bem como a formação continuada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|