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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,11
MB
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Título: |
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A geografia na educação básica: investigando a proposta curricular (2007) do estado de São Paulo |
Autor: |
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Luciane Crepaldi
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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197 |
Resumo |
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Verifica as orientações para a disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) da Proposta Curricular instituída pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no ano de 2007. Para o estudo dos documentos Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (ciclo II) e Ensino Médio: documento de apresentação, Orientações para a Gestão do Currículo na Escola, Volume 1 e Cadernos do Professor de Geografia utiliza-se análise de conteúdo sob o enfoque exploratório-qualitativo. Vale-se como referências teóricas ponderações sobre o pensar geográfico, os vínculos entre cognição e escola, concepções sobre currículo e o sentido que a educação escolar possui na contemporaneidade. Identifica-se que a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo propõe a reforma curricular devido à necessidade de melhorar a qualidade do ensino oferecido pela rede pública do estado e de adequar a educação escolar às demandas de vivência, atuação e trabalho do século XXI, atribuindo para isso, o sentido de ordenação, prescrição e controle à Proposta Curricular formulada. As orientações para o ensino de Geografia demonstram um rompimento com o ensino conteudista e mnemônico dessa disciplina, mas as situações de aprendizagem sugeridas não seguem tais indicações, além de não comportar questionamentos e adaptações por parte dos docentes. Assim, as novas orientações curriculares para o ensino de Geografia não colaboram para o desenvolvimento de competências nos estudantes de forma que reconheçam os princípios e conceitos da Ciência Geográfica como instrumentos para compreensão e ação no mundo em que vivem. |
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