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Título:  
  O entorno da escola rural Astrogildo Pereira da Costa como constitutivo da construção curricular da escola
Autor:  
  Véra Lucia Costa da Silveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  310
Resumo  
  Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar o entorno da Escola Municipal Astrogildo Pereira da Costa, escola rural, situada no município de Herval, a oito quilômetros da cidade. De modo a contribuir na discussão e construção curricular para que educandos e demais pessoas envolvidas na Escola Astrogildo Pereira da Costa, passem a valorizar aspectos próprios da realidade, vista a partir das famílias e demais pessoas dessa comunidade camponesa. E a buscar conhecimentos que possam qualificar o currículo da Escola Rural, para que este, ao mesmo tempo em que leve em consideração os saberes locais de experiência feita, problematize-os, para que sejam qualificados e incorporados ao currículo escolar. Foram muitas visitas, discussões e reuniões onde produzimos novos questionamentos na tentativa de compreender melhor e problematizar o entorno e a sua relação com o currículo da Astrogildo Pereira da Costa. Bem como, possibilitar às pessoas, que através da qualificação desta discussão, obtivessem maior conhecimento de causa das relações que fazem parte da rede de sociabilidade dessa comunidade, com limites, possibilidades e conflitos que a constituem. Esta pesquisa também tem a pretensão de potencializar os diferentes grupos sociais, respeitando o seu devir histórico, com as suas peculiaridades, para que possam articular-se na construção participativa da própria escola e, porque não dizer, da vida na comunidade. A Astrogildo é uma escola pólo que atende a estudantes de diversas localidades rurais que chegam à escola em sua maioria, no transporte escolar. Esta pesquisa buscou conhecer as práticas efetivas na referida escola, suas rotinas diárias, os conflitos e aproximações existentes na rede de relações que compõem esta instituição de ensino e suas implicações no ato educativo. Busquei igualmente, perceber como o conhecimento do entorno entra nas estruturas curriculares da escola e o que se pode fazer colaborativamente, na perspectiva de introduzir conteúdos mais significativos e com mais sentido aos estudantes nos programas de ensino. A partir daí pode-se problematizar e discutir melhor os conteúdos mais gerais cobrados pelo sistema educacional e sua adequação a formação dos estudantes. A minha participação no GAPE/UFPel me aproximou das discussões sobre educação do campo e fez com que eu visse a possibilidade de realizar esta pesquisa.
     
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