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Título:  
  Reality-Show: a TV na era da globalização
Autor:  
  Rodrigo Boldrin Bacchin   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/ARAR/SOCIOLOGIA
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  700
Resumo  
  A presente dissertação tem por objetivo analisar o Big Brother – programa freqüentemente caracterizado como o maior destaque dentre os reality-shows – como um produto característico da indústria cultural na era da globalização. Idealizado pela produtora holandesa Endemol; ele foi o primeiro programa do mundo a ser simultaneamente apresentado em TV aberta; TV a cabo (pay-per-view) e pela Internet. Ele se tornou rapidamente um fenômeno mundial tendo sido; até hoje; exibido em 70 países diferentes. Sua principal característica é ser um programa interativo; produzido para ser consumido em diferentes mídias. Assim sendo; a pesquisa procura compreender como se configura a indústria cultural a partir das novas possibilidades trazidas pelo processo de globalização. Portanto; propõe uma avaliação da validade deste conceito no mundo globalizado; após assinalar algumas das principais características da globalização. Considerando que se trata de um programa televisivo; foi realizada uma análise crítica da televisão; a fim de demonstrar a falsidade da tese de que ela é um meio de comunicação neutro; isento e sem conseqüências. Também; a partir das possibilidades abertas pelo processo de globalização; a dissertação assinala as principais características da televisão na era da globalização; dando destaque à convergência entre a televisão e a Internet. Finalmente; demonstra a especificidade da relação entre os realityshows e a globalização; principalmente com o programa Big Brother. Ainda; destaca a proximidade da produtora Endemol com a dinâmica da globalização; que desponta como um importante ator para a compreensão do objeto de pesquisa. Por fim; debate questões importantes suscitadas pelos reality-shows e especialmente pelo Big Brother; relacionadas a proximidade destes programas com a etapa globalizada do capitalismo.
     
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