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Título:  
  Entre o herói e a vítima: sobre a responsabilidade do professor no/pelo ensino de língua inglesa na escola pública
Autor:  
  Ana Carolina Erlacher   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  247
Resumo  
  Este trabalho tem como principal objetivo problematizar um imaginário, até certo ponto cristalizado, de desvalorização do ensino de língua inglesa na escola pública, a partir da discussão sobre a questão da responsabilidade no/pelo processo de ensino e aprendizagem desse idioma e da análise de dizeres de cinco professores entrevistados. Em um primeiro momento, propomos uma reflexão acerca da noção de responsabilidade, trazendo considerações que abrangem suas origens históricas e seu desenvolvimento nos campos moral e jurídico, além de ampliarmos sua conceituação enquanto resposta dada pelos sujeitos aos discursos que os constituem. Partindo de uma perspectiva teórica discursiva, na qual se baseiam as análises das entrevistas propostas neste trabalho, abordamos o modo como as representações do professor de língua inglesa da escola pública se relacionam com discursos de (des)valorização de sua profissão e quais seriam as respostas desses professores advindas de tal relação. Para tanto, voltamos nosso olhar para as imagens construídas no fio discursivo acerca do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, dos alunos e da escola enquanto instituição, entre outros elementos que igualmente constituem a subjetividade do professor. Por fim, investigamos, de modo mais aprofundado, como a questão da responsabilidade constitui o professor representado tanto como herói quanto como vítima, diante de discursos que, de modo conflituoso, ora o valorizam, ora o desvalorizam. Uma de nossas principais conclusões nos revela que, no contato entre essas duas posições aparentemente opostas, surge a idéia de culpa, a qual coloca em movimento alguns dos conflitos e dilemas fundantes da imagem do professor de língua inglesa da escola pública.
     
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