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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,69
MB
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Título: |
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Vicissitudes na constituição da identidade de gestão em gestores da educação profissional e tecnológica: um estudo exploratório |
Autor: |
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Fátima Landim Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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201 |
Resumo |
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A questão que orienta esta pesquisa se insere na possibilidade de investigar e
compreender o papel da dimensão inconsciente nas vicissitudes da constituição da
identidade dos sujeitos gestores de uma instituição educacional, em especial o Instituto
Federal Sudeste de Minas – Campus Rio Pomba. O aporte teórico psicanalítico é
utilizado como referencial para alcançar os objetivos propostos. Reconhecemos que o
inconsciente emerge em todas as situações dentro das instituições e irrompe quando
menos se espera, assim também procuramos demonstrar como a identidade interpenetra
com a contribuição do grupo do qual fazemos parte. Em nosso trabalho podemos
observar que questões subjetivas e interesses de certos grupos aparecem como
geradores de conflitos e diferenças. As relações de poder trazem em si uma teia de malestar,
que faz dos gestores alvo de conflitos dentro da instituição e, muitas vezes, os leva
à confusão entre o projeto pessoal e o projeto coletivo. A pesquisa consiste, portanto, em
compreender por meio da abordagem qualitativa quais os possíveis efeitos do
inconsciente nessas tramas ocorridas dentro das instituições de ensino, e como as
vicissitudes na formação da identidade dos gestores podem trazer e/ou revelar as
“marcas” desse processo em sua constituição. Foram pesquisados cinco gestores da
instituição, em funções diversas, tendo como principais dispositivos a entrevista e a
memória educativa. O resultado evidenciou o fundamento freudiano de um pensamento
psicanalítico sobre a instituição, no qual a identificação revela-se como sendo aquela
formação intermediária que mantém juntos os membros da instituição e a própria
instituição. Evidencia que o sujeito perde e ganha nesse processo de agrupamento. As
vicissitudes estudadas destacaram essas formações intermediárias e as identificações
que ocorrem dentre de uma instituição de educação profissional e tecnológica. |
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