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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
783,13
KB
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Título: |
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Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert: a prática educativa eas tecnologias digitais de informação e comunicação |
Autor: |
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Flavio Rodrigues Campos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPM/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.446 |
Resumo |
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Nosso trabalho nasce da preocupação em discutir e refletir sobre o discurso
de Paulo Freire e Seymour Papert em relação ao uso das tecnologias digitais de
informação e comunicação nas práticas educativas, buscando analisar as
implicações desses discursos para as mudanças nas práticas discursivas e nas
práticas sociais nas quais esses discursos estão inseridos, bem como sua
importância para a educação. Partindo da bibliografia pesquisada, buscou-se
mapear e explicitar alguns conceitos defendidos na teoria de cada autor, assim
como destacar os conceitos de ideologia, linguagem e currículo, que são
fundamentais na compreensão desta pesquisa. A metodologia utilizada neste
trabalho procurou relacionar os conceitos citados acima com a análise de discurso
textualmente orientada do diálogo gravado intitulado "O futuro da escola", em que
Paulo Freire e Seymour Papert debatem sobre o assunto. Na prática, fizemos uma
análise do discurso baseada na teoria de Norman Fairclough (2001), que considera
o discurso em três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. A análise
propriamente dita procurou discutir e refletir sobre os aspectos textuais e sociais
inseridos no discurso de Paulo Freire e Seymour Papert, que poderão implicar (ou
não) em mudanças nas práticas discursivas e sociais de educadores e profissionais
da educação. A tese apresentada defende que a análise discursiva pode contribuir
para ampliarmos nossa compreensão sobre a influência dos discursos de Paulo
Freire e Seymour Papert para a prática educativa dos profissionais da educação, em
relação às tecnologias digitais de informação e comunicação. |
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