|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,29
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Identificação dos Perfis de Liderança e Características Relacionadas à Gestão Pedagógica Eficaz nas Escolas Participantes do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Jan |
Autor: |
|
Thelma Lucia Pinto Polon
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC-RIO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
352 |
Resumo |
|
O presente estudo visa a identificar perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica em escolas eficazes. Para tanto; foram utilizados dados obtidos através de questionários aplicados a diretores de 68 escolas que participaram do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Janeiro; vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio; bem como os relatórios monográficos e transcrição de entrevistas realizadas com mais de 20 profissionais distribuídos nas funções de docência; direção e coordenação pedagógica de uma sub-amostra composta por seis escolas públicas municipais. Quanto à metodologia buscou-se; portanto; a complementaridade entre as abordagens quantitativas e qualitativas; com o intuito de melhor caracterizar a situação estudada. Nos aspectos quantitativos; a pesquisa apoiou-se no emprego da ferramenta estatística (SPSS) para realizar análises bivariadas e Análise de Fatores sobre um conjunto de itens relacionados às tarefas realizadas com prioridade no cotidiano escolar pelos membros das equipes de gestão; o que permitiu a identificação de diferentes perfis de liderança praticados nas escolas. Estes perfis de liderança; controlados por tipo de rede de ensino; por NSE (nível sócio-econômico) médio dos alunos; e por proficiência média em leitura; indicam que embora o tema da gestão escolar seja especialmente complexo pelos contextos e qualidade das interações e mediações envolvidas; a liderança do tipo predominantemente pedagógico; ou seja; a que se coloca de forma mais relacionada; no interior da escola; aos aspectos centrais do currículo e da prática pedagógica realizada em sala de aula; tendem a produzir efeitos mais benéficos sobre os resultados escolares do que as lideranças predominantemente organizacionais ou relacionais. Com isso; oferece-se como contribuição ao debate sobre possibilidades de atuação dos profissionais no exercício das funções de direção; supervisão ou coordenação; na construção de uma escola democrática e de qualidade para um maior número de alunos; esta tese que indica a necessidade de superação dos problemas identitários ligados à origem e desenvolvimento histórico dessas funções pela revalorização e ressignificação da dimensão técnica e pedagógica; considerada como aquela capaz de viabilizar a prática de lideranças pedagógicas mais eficazes pelos diferentes atores que no contexto do reordenamento das funções do Estado que acabaram por gerar políticas públicas educacionais pautadas por princípios de descentralização-desconcentração e conseqüente ampliação da autonomia das escolas; são chamados a ocupar uma função estratégica na construção de uma escola que consiga atingir melhores resultados. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|