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Título:  
  Identificação dos Perfis de Liderança e Características Relacionadas à Gestão Pedagógica Eficaz nas Escolas Participantes do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Jan
Autor:  
  Thelma Lucia Pinto Polon   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  352
Resumo  
  O presente estudo visa a identificar perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica em escolas eficazes. Para tanto; foram utilizados dados obtidos através de questionários aplicados a diretores de 68 escolas que participaram do Projeto Geres - Estudo Longitudinal Geração Escolar 2005 - Pólo Rio de Janeiro; vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio; bem como os relatórios monográficos e transcrição de entrevistas realizadas com mais de 20 profissionais distribuídos nas funções de docência; direção e coordenação pedagógica de uma sub-amostra composta por seis escolas públicas municipais. Quanto à metodologia buscou-se; portanto; a complementaridade entre as abordagens quantitativas e qualitativas; com o intuito de melhor caracterizar a situação estudada. Nos aspectos quantitativos; a pesquisa apoiou-se no emprego da ferramenta estatística (SPSS) para realizar análises bivariadas e Análise de Fatores sobre um conjunto de itens relacionados às tarefas realizadas com prioridade no cotidiano escolar pelos membros das equipes de gestão; o que permitiu a identificação de diferentes perfis de liderança praticados nas escolas. Estes perfis de liderança; controlados por tipo de rede de ensino; por NSE (nível sócio-econômico) médio dos alunos; e por proficiência média em leitura; indicam que embora o tema da gestão escolar seja especialmente complexo pelos contextos e qualidade das interações e mediações envolvidas; a liderança do tipo predominantemente pedagógico; ou seja; a que se coloca de forma mais relacionada; no interior da escola; aos aspectos centrais do currículo e da prática pedagógica realizada em sala de aula; tendem a produzir efeitos mais benéficos sobre os resultados escolares do que as lideranças predominantemente organizacionais ou relacionais. Com isso; oferece-se como contribuição ao debate sobre possibilidades de atuação dos profissionais no exercício das funções de direção; supervisão ou coordenação; na construção de uma escola democrática e de qualidade para um maior número de alunos; esta tese que indica a necessidade de superação dos problemas identitários ligados à origem e desenvolvimento histórico dessas funções pela revalorização e ressignificação da dimensão “técnica e pedagógica”; considerada como aquela capaz de viabilizar a prática de lideranças pedagógicas mais eficazes pelos diferentes atores que no contexto do reordenamento das funções do Estado que acabaram por gerar políticas públicas educacionais pautadas por princípios de descentralização-desconcentração e conseqüente ampliação da autonomia das escolas; são chamados a ocupar uma função estratégica na construção de uma escola que consiga atingir melhores resultados.
     
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