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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
18.83
MB
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Título: |
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O currículo da disciplina escolar história no Colégio Pedro II – a década de 1970 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a história e os estudos sociais |
Autor: |
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Beatriz Boclin Marques dos Santos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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222 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem como objetivo investigar as características da dinâmica
curricular da disciplina História no Colégio Pedro II, que apresentou marcas de estabilidade
quando a reforma implantada a partir da Lei 5.692/71 determinou sua substituição por
Estudos Sociais. Trata-se de uma análise sócio-histórica do currículo, embasada nas
contribuições do teórico inglês Ivor Goodson. Para as pesquisas sócio-históricas de currículos
escolares, o autor propõe uma análise combinada da retórica legitimadora de uma disciplina
escolar por meio de seu currículo prescrito, juntamente a um enfoque investigativo que se
detenha nas negociações para a realização do mesmo, em outras palavras, uma análise que
considere que a organização das disciplinas no currículo, assim como o conhecimento escolar
selecionado para compor seus conteúdos, longe de apresentar uma imparcialidade na sua
construção, configura-se como um terreno de lutas.
Tomando como foco a década de 1970, investigamos como ocorreu a apropriação da
Lei 5.692/71 e mais especificamente do Parecer 853/71 pelos professores de História do
Colégio Pedro II, e como esses professores dialogaram com esse contexto de criação dos
Estudos Sociais. No intuito de analisar como se deu a dinâmica de estabilidade e mudança
curricular ao longo desse período, procuramos compreender como foi prescrita a História
ensinada nessa instituição, desde sua criação até a década de 70. Rastreamos as características que fundamentaram o ensino de História com base na análise do currículo prescrito, os chamados programas de ensino. Sendo esta uma pesquisa sócio-histórica do currículo, nosso foco esteve na atuação da comunidade disciplinar de História, especialmente no papel dos catedráticos na dinâmica das relações entre o contexto interno da instituição e os grupos de formuladores governamentais das novas políticas educacionais. |
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