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Título:  
  Educação a distância e mudança organizacional na Escola de Administração da UFRGS: uma teoria substantiva
Autor:  
  Christine da Silva Schröeder   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  217
Resumo  
  O presente estudo apresenta uma teoria substantiva desenvolvida acerca da educação a distância (EAD) e da mudança organizacional na Escola de Administração (EA) da UFRGS. Primeiramente; desenvolver uma teoria substantiva implica em mais do que apresentar um conjunto de resultados; uma teoria substantiva procura oferecer explicações adicionais acerca de um determinado fenômeno de estudo; em um contexto específico \2013 aqui; no caso; a EAD na EA \2013 permitindo aos seus \201Cusuários\201D explicar e mesmo prever fatos; fornecendo; assim; diretrizes para a ação. Com vistas a atingir este objetivo geral; a abordagem metodológica adotada pela pesquisa foi a da Grounded Theory (GT); ou teoria fundamentada nos dados; com base nas orientações de Strauss e Corbin (2008); possibilitando que os dados fossem analisados num equilíbrio entre sensibilidade e objetividade; num contexto em que a pesquisadora foi participante ativa e; por assim dizer; implicada com o processo; numa construção colaborativa com os pesquisados. A proposta é vista como relevante pela própria EA; pela pesquisa em educação a distância e pela pesquisa em Administração; em termos teóricos e metodológicos; ainda; pôde ser facilmente viabilizada; dada a atuação da pesquisadora em campo; e pelo acesso a considerável volume de documentos e pessoas; em que se empregou; além de entrevistas e de observação participante; análise de registros em arquivo; de literatura técnica e não-técnica; e de artefato (no caso; a Plataforma NAVi). Após conceituar e contextualizar o fenômeno e objeto de estudo \2013 a EAD na EA \2013; sob diferentes aspectos; a pesquisa de campo conduziu a um processo de construção teórica que resultou em 06 (seis) categorias-base: valores; conteúdo; tecnologia; gestão; institucionalização e interação. A última; interação; foi considerada a categoria central do estudo. A partir destas categorias; chegou-se a um modelo relacional; com associações \2013 ou permeabilidades \2013 das categorias-base à categoria central \2013 interação \2013; bem como explanando outras relações possíveis. As principais considerações finais evidenciam a relevância do estudo em outros contextos; posto que as conclusões não são generalizáveis mas podem fornecer insights para a análise em outras instituições; bem como o fato de que uma teoria substantiva permanece aberta a novos esforços e aperfeiçoamentos; sendo apenas uma representação da realidade.
     
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