|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
306,85
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A importância da educação física na percepção de uma comunidade escolar |
Autor: |
|
Claudson Lincoln Beggiato
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USJT/EDUCAÇÃO FÍSICA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
418 |
Resumo |
|
Dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar
(EFe) ao longo de 13 (treze) anos, como o baixo índice de participação, indisciplina e
interesse das crianças nas aulas, despertaram inquietações. Como professor e
pesquisador atuante na escola, decidi pesquisar se as representações sociais (RS)
presentes nos discursos dos membros da comunidade escolar (pais, professores de outras
disciplinas e equipe gestora) poderiam convergir para que os objetivos de
desenvolvimento integral dos alunos pudessem ser atingidos. A partir desta curiosidade,
foram questionados 87 (oitenta e sete) alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II,
seus pais/responsáveis num total de 82 (oitenta e dois), 10 (dez) professores das demais
disciplinas, 01 (uma) coordenadora pedagógica e 02 (dois) diretores escolares, de uma
escola privada da zona leste da cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa,
descritiva, na qual registramos, transcrevemos, analisamos e interpretamos as respostas
dadas por escrito à questão aberta: O que você acha importante nas aulas de Educação
Física (EF)? seguida da respectiva justificativa da resposta. Os resultados mostraram
que os alunos valorizam a EFe como meio de aprender esportes e melhorar o
condicionamento físico. As respostas da maioria dos professores, pais e equipe gestora
converge quando mencionam a importância da EFe para o desenvolvimento integral dos
alunos, destacando a melhora da qualidade de vida, desenvolvimento de hábitos
saudáveis e ensinar a trabalhar em equipe. A resposta dos pais converge com a dos
alunos sobre a promoção do condicionamento físico, mas os pais mostram RS mais
abrangentes sobre as possibilidades da EFe mencionando, entre outros, o trabalho em
equipe e a socialização e, com isso, indo além da RS estritamente vinculada aos
conteúdos esportivos. É consensual entre os professores que a EFe promove a prática
esportiva e ensina a conhecer o corpo humano, porém, como os pais, mencionam sua
importância no desenvolvimento de demais dimensões humanas como as atitudinais e
emocionais. Concluiu-se que, na escola pesquisada, parece haver um ambiente propício
no que se refere às RS para o desenvolvimento de um trabalho adequado da EFe que
poderá atingir sucesso em ampliar a visão dos alunos e que ainda são necessárias ações
para que alguns pais e professores vejam a EFe de maneira mais ampla. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|