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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
882,04
KB
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Título: |
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Política curricular, enunciação da diferença e demandas raciais: analisando as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afr |
Autor: |
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Cassandra Marina da Silveira Pontes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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205 |
Resumo |
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Esta dissertação está inserida no campo epistemológico do currículo e tem por objetivo analisar o contexto de produção do texto do Parecer CNE/CP 003/2004, que fundamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, considerando seu contexto de influência política a partir dos discursos (re)produzidos por grupos representativos dos movimentos negros e pela comunidade epistêmica que estuda questões relacionadas às populações negras no Brasil. O trabalho é desenvolvido visando a discussão de três questões-problema: (a) Quais discursos são criados e mantidos no texto político analisado? (b) Quais as influências de grupos representativos dos movimentos negros e de comunidades epistêmicas específicas? (d) Como se deu o processo de confrontação democrática no contexto de produção do texto político? Para isso, apresenta interações teóricas, principalmente, com os estudos de Elizabeth Macedo, Carlos Skliar, Homi Bhabha, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Stuart Hall e Paul Gilroy. Foram realizadas entrevistas e encaminhados questionários para os membros da comissão de elaboração do texto político. Além de análise documental, considerando outros textos políticos que compõem a política para obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, a saber: Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, Lei 9.394/1996 e Resolução CNE/CP 001/2004. Concluiu contingencialmente que, o documento reproduz discursos enunciados por movimentos negros e por comunidades epistêmicas específicas, além de discursos sem autoria com amplo poder de circulação no público; e, que a confrontação democrática agonística não foi valorizada durante o processo de produção do texto político. |
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