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Título:  
  Semiótica orientada para a compreensão das relações entre fenömenos culturais, comportamentos e valores nas instituições militares integrantes das forças armadas brasileiras
Autor:  
  Duilo Souza Matos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIR/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  216
Resumo  
  As mudanças sociais que das últimas décadas demandam modificações significativas no modo de atuar das organizações, incentivando novas estratégias que possibilitem o desenvolvimento organizacional. Toda tecnologia que visa um aprimoramento da gestão é foco de discurssão no ambiente organizacional e impõe adaptações nas teorias já publicadas e lançam um olhar crítico no estudo desse ambiente. Com foco nessa contextualização, o objetivo deste estudo é identificar os valores organizacionais e culturais que orientam o comportamento cotidiano nas organizações militares brasileiras, embasando essa busca nas teorias da semiótica, explorando o universo simbólico de seus integrantes, ao conhecer suas percepções sobre o tema. O método teve um delineamento qualiquantitativo (misto) e utilizou um instrumento de pesquisa já validado por Tamayo e Gondim (1996) em estudos anteriores (Escala de Valores Organizacionais – EVO), porém, adaptado e orientado por meio de teorias da semiótica. O lócus da pesquisa empírica foram Organizações Militares Brasileiras e os resultados evidenciaram, segundo o universo simbólico dos seus integrantes, um conjunto de valores que sinalizam o comportamento e a cultura organizacional das Forças Armadas Brasileiras. A identificação dos valores precípuos de uma organização e o nível de conhecimento a respeito desses valores são aspectos fundamentais para o processo de gestão e para o alcance da missão institucional da entidade. O conjunto de valores encontrados e hierarquizados, sob um ponto de vista semiótico, e com a aplicação da metodologia proposta nesta pesquisa permite elencar paradigmas de conduta ética e moral que são formados contínua e paulatinamente no âmbito de qualquer organização moderna. Eles emergem e consolidam-se como características próprias da organização, sua cultura, tornando-a impar entre outras, pois definem um particular modus vivendi dos seus integrantes. Tornando-se, portanto um conhecimento relevante para subsidiar estratégias de desenvolvimento do capital humano nas organizações.
     
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