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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,88
MB
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Título: |
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Escola rural Geraizeira: os geraizeiros da tapera e sua luta por uma educação do campo no norte de Minas |
Autor: |
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Magda Martins Macedo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIMONTES/DESENVOLVIMENTO SOCIAL |
Área Conhecimento |
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Área Não Informada |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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133 |
Resumo |
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A dissertação Escola Rural Geraizeira: os Geraizeiros da Tapera e sua Luta por
uma Educação do Campo no Norte de Minas, teve como objetivo analisar
criticamente a trajetória da ERG, em seu processo de mudança de Escola Municipal
Dr. Carlos em Escola Rural Geraizeira (ERG). Essa experiência educacional foi
construída coletivamente na perspectiva diferenciada da Educação do Campo. Seu
projeto político-pedagógico é contextualizado na realidade dos Geraizeiros da
Tapera, que vivem no Assentamento Nossa Senhora das Oliveiras, conhecido como
Assentamento Tapera. A análise da trajetória da ERG foi feita a partir das
perspectivas política e pedagógica, tratando dos temas Norte de Minas, Geraizeiros,
Educação do Campo, Política Educacional e Democracia. Como caminho
metodológico foi escolhida a pesquisa participante (Brandão, 1982, 1983), com seus
princípios e instrumentos, e o extended-case method (o método do estudo de caso
detalhado), ou análise situacional, desenvolvido por Gluckman (1987). No capítulo I,
no contexto do Norte de Minas apresentei o histórico do Assentamento Tapera e
conheceremos quem são os geraizeiros norte-mineiros. No capítulo II, adentraremos
na história da Escola Rural Geraizeira e no tema educação diferenciada e educação
brasileira. No capitulo III, a Escola Rural Geraizeira se mostra por dentro, sua
experiência política e pedagógica e suas dificuldades. No capítulo IV, analisaremos
os embates entre Estado e Sociedade Civil no caso da ERG. As reflexões finais nos
levam a concluir que temos um longo caminho para a construção de um projeto de
diversidade educacional que contribua na consolidação da Democracia do Brasil
como país Soberano. |
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