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Título:  
  Escola rural Geraizeira: os geraizeiros da tapera e sua luta por uma educação do campo no norte de Minas
Autor:  
  Magda Martins Macedo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIMONTES/DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Área Conhecimento  
  Área Não Informada
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  133
Resumo  
  A dissertação Escola Rural Geraizeira: os Geraizeiros da Tapera e sua Luta por uma Educação do Campo no Norte de Minas, teve como objetivo analisar criticamente a trajetória da ERG, em seu processo de mudança de Escola Municipal “Dr. Carlos em Escola Rural Geraizeira (ERG). Essa experiência educacional foi construída coletivamente na perspectiva diferenciada da Educação do Campo. Seu projeto político-pedagógico é contextualizado na realidade dos Geraizeiros da Tapera, que vivem no Assentamento Nossa Senhora das Oliveiras, conhecido como Assentamento Tapera. A análise da trajetória da ERG foi feita a partir das perspectivas política e pedagógica, tratando dos temas Norte de Minas, Geraizeiros, Educação do Campo, Política Educacional e Democracia. Como caminho metodológico foi escolhida a pesquisa participante (Brandão, 1982, 1983), com seus princípios e instrumentos, e o extended-case method (o método do estudo de caso detalhado), ou análise situacional, desenvolvido por Gluckman (1987). No capítulo I, no contexto do Norte de Minas apresentei o histórico do Assentamento Tapera e conheceremos quem são os geraizeiros norte-mineiros. No capítulo II, adentraremos na história da Escola Rural Geraizeira e no tema educação diferenciada e educação brasileira. No capitulo III, a Escola Rural Geraizeira se mostra por dentro, sua experiência política e pedagógica e suas dificuldades. No capítulo IV, analisaremos os embates entre Estado e Sociedade Civil no caso da ERG. As reflexões finais nos levam a concluir que temos um longo caminho para a construção de um projeto de diversidade educacional que contribua na consolidação da Democracia do Brasil como país Soberano.
     
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