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Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,23 MB
     
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da Unitins
Autor:  
  André Pugliese da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  171
Resumo  
  A presente pesquisa tem por objetivo a análise e discussão das características do hipertexto; seus aspectos históricos e suas perspectivas de utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Sob a ótica hipertextual; os hiperlinks configuram-se como os pontos de parada/conversão do leitor na construção de suas próprias narrativas. A partir desse prisma; novas propostas metodológicas podem ser aplicadas; propiciadas pela utilização de múltiplas mídias em seu constructo. Desenvolvido sob a égide de referenciais técnicos e linguísticos; o hipertexto em questão se estabelece como uma forma dinâmica de apresentação de informações articuladas rizomaticamente; permitindo aos sujeitos diferentes formas de leitura e construção de sentidos; de acordo com seus perfis particulares de leitura. Identificar tais idiossincrasias é a condição básica para que as produções hipertextuais possam responder de forma eficiente às intenções e especificidades de seus produtores; mesmo que necessariamente o leitor do hipertexto seja potencialmente um co-autor; a partir das trajetórias que indica e dos caminhos que estabelece a partir de suas apropriações. Por meio do uso de procedimentos metodológicos compatíveis à complexidade de sua análise; foi possível compreender em pormenores não somente as impressões dos leitores sobre o hipertexto; mas também observar as suas reações gestuais e faciais; indicadoras de sua percepção em relação àquilo que na tela do computador se apresentava. Em suas considerações; cada leitor semeou interrogações e pontos que merecem destaque na produção do hipertexto; que por simples; pode vir a desperdiçar a sua potencialidade em relação à construção de novos saberes.
     
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