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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,23
MB
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Título: |
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Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da Unitins |
Autor: |
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André Pugliese da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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171 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem por objetivo a análise e discussão das características do hipertexto; seus aspectos históricos e suas perspectivas de utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Sob a ótica hipertextual; os hiperlinks configuram-se como os pontos de parada/conversão do leitor na construção de suas próprias narrativas. A partir desse prisma; novas propostas metodológicas podem ser aplicadas; propiciadas pela utilização de múltiplas mídias em seu constructo. Desenvolvido sob a égide de referenciais técnicos e linguísticos; o hipertexto em questão se estabelece como uma forma dinâmica de apresentação de informações articuladas rizomaticamente; permitindo aos sujeitos diferentes formas de leitura e construção de sentidos; de acordo com seus perfis particulares de leitura. Identificar tais idiossincrasias é a condição básica para que as produções hipertextuais possam responder de forma eficiente às intenções e especificidades de seus produtores; mesmo que necessariamente o leitor do hipertexto seja potencialmente um co-autor; a partir das trajetórias que indica e dos caminhos que estabelece a partir de suas apropriações. Por meio do uso de procedimentos metodológicos compatíveis à complexidade de sua análise; foi possível compreender em pormenores não somente as impressões dos leitores sobre o hipertexto; mas também observar as suas reações gestuais e faciais; indicadoras de sua percepção em relação àquilo que na tela do computador se apresentava. Em suas considerações; cada leitor semeou interrogações e pontos que merecem destaque na produção do hipertexto; que por simples; pode vir a desperdiçar a sua potencialidade em relação à construção de novos saberes. |
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