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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.89
MB
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Título: |
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Formação de professores para o uso das tecnologias digitais: um estudo junto aos núcleos de tecnologia educacional do estado Santa Catarina |
Autor: |
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Roberta Fantin Schnell
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UDESC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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580 |
Resumo |
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Nesta dissertação realizamos um mapeamento das formações de professores para o
uso das tecnologias digitais desenvolvidas nos Núcleos de Tecnologia Educacional
(NTE) do Estado de Santa Catarina. Para tanto, desenvolvemos duas ações: a)
levantamento da produçao acadêmica do periodo 2000-2008, teses e dissertações,
sobre o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), mais
especificamente sobre a formação oferecida nos NTE e a infraestrutura disponível
para a realização deste trabalho; b) pesquisa junto aos multiplicadores que atuam
nos 34 NTE de SC, na procura de conhecer sua formação, expectativas e
perspectivas em relação ao trabalho que realizam e a metodologia adotada para a
realização dos cursos de formação para os professores desenvolverem
competências no uso das tecnologias digitais . A análise dos dados evidencia que:
a) muito se fez, mas há ainda muito mais a ser feito na discussão e implementação
de política públicas que busquem a efetiva inserção das tecnologias digitais na
escola; b) a formação tanto de multiplicadores, quanto de professores precisa estar
dentro de um contexto que, para além do aprendizado da utilização da máquina,
discuta pedagogicamente a efetiva inserção das diversas mídias dentro do contexto
escolar e de sua prática; c) há necessidade de discussão acerca da emergência de
mudanças estruturais e curriculares nas instituições escolares com a introdução das
tecnologias digitais. |
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