Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  7,71 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Bullying na escola: como crianças lidam e reagem diante de apelidos pejorativos
Autor:  
  David Sergio Hornblas   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  660
Resumo  
  O estudo que se segue, teve por objetivo investigar um dos recortes do bullying: O uso de apelidos pejorativos, ou seja, como sentem e reagem crianças vítimas desse processo. Sob a ótica da psicologia genética de Henri Wallon e seus pressupostos teóricos sobre afetividade, engendrou-se um estudo de campo, de natureza qualitativa, visando à compreensão amplificada do fenômeno. Os dados coletados indicam sofrimento psicológico e por vezes reações destemperadas dos alunos apelidados, circunscritos numa escola pública – região central de São Paulo – que se exime de ações e procedimentos de contenção. A pesquisa foi realizada com alunos das 7ºs e 8ºs anos do ensino fundamental e idades entre 13 e 14 anos. O bullying é um fenômeno mundial que acomete jovens sem distinção social, econômica ou política. Na presente pesquisa, as reações dos sujeitos perante os apelidos pejorativos foram examinadas com profundidade e sugeridos como o ponto de partida para outros eventos de bullying.
     
    Baixar arquivo