|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
278,04
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
PROEJA e inclusão social: qualificação, emprego e desemprego de egressos do curso de informática da EAFS/RS |
Autor: |
|
Cleusa Rosane Fassbinder Goi
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO RURAL |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
255 |
Resumo |
|
O texto faz uma reflexão sobre o PROEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos,
implantado no Brasil em 2005, pelo Decreto nº 5478, modalidade educacional direcionada para atender aos excluídos pela sociedade e pela escola, que é parte integrante da sociedade. Em 2006, o governo emitiu o Decreto de Nº 5.840, tornando óbvio que seria mais um programa de inclusão social da política da reforma do ensino profissional do Governo Lula, voltada a uma população tradicionalmente excluída da educação regular que ultrapassaram a idade regular de escolarização. Diante desta realidade, é possível constatar inúmeras contradições entre o discurso e a realidade de programas que têm como propósito o resgate da dívida social acumulada ao longo do tempo junto às camadas populares. Tais contradições, muitas vezes, chegam até a comprometer o êxito desses programas. Uma questão se apresenta para investigação é se, apesar de a geração de emprego e renda não ser uma conseqüência da maior qualificação, mas de investimentos em capital fixo, em que aspecto o PROEJA poderá se constituir em uma alternativa concreta para os trabalhadores rurais da região se inserir e permanecerem no mercado de trabalho? A partir desta questão, estruturamos esta pesquisa, cujo objetivo é verificar se o Programa de Formação Integrada ao Ensino Profissional em Informática, oferecido pela EAFS/RS, no âmbito do PROEJA, tem contribuído para aumentar a qualificação de seus egressos, proporcionando-lhes melhores condições de ingresso e permanência no mercado de trabalho. Para a investigação proposta, tomamos como instrumentos de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas primárias (documentos oficiais, projetos da própria EAF investigada, documentos do processo seletivo) e realizamos a aplicação de questionários, observação participante, durante o Seminário de Auto-Avaliação realizado no final do programa e entrevistas após sete meses após a conclusão do programa com o objetivo de localizá- los e verificar a situação de cada um no que se refere à melhoria da qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho dentro da área de formação. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|