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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
614,77
KB
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Título: |
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Trabalhando o Campo e Construindo o Conhecimento Matemático: uma Perspectiva Etnomatemática dos Trabalhadores Rurais |
Autor: |
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Silvana Lucas Bomtempo Matos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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228 |
Resumo |
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Esta dissertação visa contribuir para uma discussão sobre o ensino de matemática em
instituições de educação voltadas para o curso técnico em agropecuária sob a perspectiva da
etnomatemática. Partindo do pressuposto de que obtemos o conhecimento a partir de algo
conhecido para se atingir um novo saber, que poderá ser utilizado em outras situações,
procuramos resgatar o conhecimento matemático de trabalhadores rurais, da zona rural do
Município de Rio Pomba, situado no Estado de Minas Gerais, Brasil, em suas atividades do
dia-a-dia. Como grande parte dos alunos destas instituições vêm de ambiente agrícola e, por
isso, estão inseridos nesse contexto, poderão valorizar o conhecimento popular que trazem
consigo, entender melhor o ambiente em que vivem e exercer a sua cidadania. Adotamos
nesta pesquisa uma abordagem qualitativa como metodologia. Foi realizado um estudo sobre
a linha de pesquisa relativamente nova em Educação Matemática, a Etnomatemática. Em
seguida, são relatados alguns trabalhos de pesquisa já desenvolvidos no Brasil sobre a mesma temática. Foram entrevistados trabalhadores rurais em seu ambiente de trabalho e analisados os conhecimentos matemáticos embutidos nas suas atividades cotidianas, os quais acontecem de forma natural. Os achados em campo serviram para confirmar que os sistemas de conhecimento matemático permitem a sobrevivência e, além disso, respondem a questões existenciais importantes para o grupo cultural ao qual buscamos valorizar e respeitar. |
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