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Título:  
  A oralidade no ensino de língua portuguesa: um estudo da fala como prática discursiva
Autor:  
  Vanessa Paternostro Morales   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  355
Resumo  
  Esta dissertação de mestrado, realizada no Programa de Estudos Pós- Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, faz um estudo da organização e funcionamento da oralidade como modalidade de língua e da importância de sua aplicação pedagógica. Tradicionalmente, a escola tem privilegiado a escrita como objeto de estudo e de ensino. Nos últimos anos, no entanto, o desenvolvimento de linhas de investigação lingüística tem possibilitado maior reconhecimento da oralidade, destacando seu papel como forma de interação comunicativa. Assim, a introdução do ensino da oralidade tem sido cada vez mais reconhecida como necessária. Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para uma perspectiva de formação lingüística mais ampla, propondo e discutindo caminhos para a abordagem pedagógica da oralidade como prática social e discursiva. Os objetivos específicos são: 1) identificar as características estruturais e funcionais da modalidade oral, 2) mostrar a relevância da relação dialógica entre oralidade e escrita, 3) reiterar a importância da contextualização situacional para a interação comunicativa, 4) possibilitar a observação das variantes lingüísticas, compreendendo e respeitando sua formação e uso, 5) apresentar uma proposta para o ensino da oralidade, a partir do processo de retextualização e dos dados obtidos nesta investigação, visando ao desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Duas teorias dão sustentação a esta pesquisa: a Análise da Conversação e a Sociolingüística Interacional. A primeira fundamentou o estudo da organização e construção do discurso oral, como pratica essencialmente contextualizada, a segunda subsidiou o entendimento da complexidade da língua e de suas modalidades como fenômenos interativos e dinâmicos.
     
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