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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,54
MB
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Título: |
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A oralidade no ensino de língua portuguesa: um estudo da fala como prática discursiva |
Autor: |
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Vanessa Paternostro Morales
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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355 |
Resumo |
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Esta dissertação de mestrado, realizada no Programa de Estudos Pós- Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, faz um estudo da organização e funcionamento da oralidade como modalidade de língua e da importância de sua aplicação pedagógica. Tradicionalmente, a escola tem privilegiado a escrita como objeto de estudo e de ensino. Nos últimos anos, no entanto, o desenvolvimento de linhas de investigação lingüística tem possibilitado maior reconhecimento da oralidade, destacando seu papel como forma de interação comunicativa. Assim, a introdução do ensino da oralidade tem sido cada vez mais reconhecida como necessária. Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para uma perspectiva de formação lingüística mais ampla, propondo e discutindo caminhos para a abordagem pedagógica da oralidade como prática social e discursiva. Os objetivos específicos são: 1) identificar as características estruturais e funcionais da modalidade oral, 2) mostrar a relevância da relação dialógica entre oralidade e escrita, 3) reiterar a importância da contextualização situacional para a interação comunicativa, 4) possibilitar a observação das variantes lingüísticas, compreendendo e respeitando sua formação e uso, 5) apresentar uma proposta para o ensino da oralidade, a partir do processo de retextualização e dos dados obtidos nesta investigação, visando ao desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Duas teorias dão sustentação a esta pesquisa: a Análise da Conversação e a Sociolingüística Interacional. A primeira fundamentou o estudo da organização e construção do discurso oral, como pratica essencialmente contextualizada, a segunda subsidiou o entendimento da complexidade da língua e de suas modalidades como fenômenos interativos e dinâmicos. |
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