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Título:  
  O impacto do estilo de aprendizagem no desempenho acadêmico: um estudo empírico com alunos das disciplinas de contabilidade geral e gerencial na educação a distância
Autor:  
  Daniel Ramos Nogueira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/CONTABILIDADE
Área Conhecimento  
  CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  305
Resumo  
  Pode-se perceber nos últimos anos um crescimento vertiginoso da Educação a Distância (EAD) no Brasil. Essa modalidade educacional; apesar de parecer recente; já é utilizada desde meados de 1840; quando surgiram os primeiros cursos por correspondência. No entanto; após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação; em 1996; a EAD vem ganhando mais espaço no Brasil. Independente da modalidade ser a distância ou presencial; o interesse do aluno é de adquirir conhecimento; sendo assim; é necessário que sejam utilizadas técnicas de ensino que permitam ao aluno captar e processar o maior número de informações possíveis; dinamizando o processo de construção do aprendizado. Para uma adequada captação das preferências de aprendizado dos alunos; são utilizados os Learning Style Inventory; que auxiliam no processo de identificação do estilo de aprendizagem do aluno. Essa preocupação pedagógica deve se dar em todos os cursos; e principalmente nos cursos da área de negócios; Contabilidade e Administração; nos quais; em geral; tem-se professores com grande competência técnica; porém alguns destes ainda deixam em segundo plano os aspectos didáticos; o que acaba por enfraquecer o aprendizado. Consoante todo esse contexto; a presente pesquisa visa verificar se os Estilos de Aprendizagem dos alunos; identificados pelo LSI de David A. Kolb; impactam no desempenho acadêmico nas disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade Gerencial. Sendo assim; esta pesquisa caracteriza-se como descritiva-causal; e fará uso de questionário para obter as respostas. A amostra selecionada foi de 109 alunos de um curso de graduação em Administração a Distância; fornecido por uma instituição pública federal. Os resultados da pesquisa indicam a predominância do estilo Assimilador nos alunos deste curso; e que os estilos de aprendizagem dos alunos não impactaram em seu desempenho nas disciplinas de Contabilidade Geral e Gerencial. Sendo assim; há indícios de que as ferramentas utilizadas nos estudos a distância estão satisfazendo todos os estilos de aprendizagem.
     
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