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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,17
MB
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Título: |
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O impacto do estilo de aprendizagem no desempenho acadêmico: um estudo empírico com alunos das disciplinas de contabilidade geral e gerencial na educação a distância |
Autor: |
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Daniel Ramos Nogueira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/CONTABILIDADE |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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305 |
Resumo |
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Pode-se perceber nos últimos anos um crescimento vertiginoso da Educação a
Distância (EAD) no Brasil. Essa modalidade educacional; apesar de parecer recente;
já é utilizada desde meados de 1840; quando surgiram os primeiros cursos por
correspondência. No entanto; após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação; em 1996; a EAD vem ganhando mais espaço no Brasil. Independente da
modalidade ser a distância ou presencial; o interesse do aluno é de adquirir
conhecimento; sendo assim; é necessário que sejam utilizadas técnicas de ensino
que permitam ao aluno captar e processar o maior número de informações
possíveis; dinamizando o processo de construção do aprendizado. Para uma
adequada captação das preferências de aprendizado dos alunos; são utilizados os
Learning Style Inventory; que auxiliam no processo de identificação do estilo de
aprendizagem do aluno. Essa preocupação pedagógica deve se dar em todos os
cursos; e principalmente nos cursos da área de negócios; Contabilidade e
Administração; nos quais; em geral; tem-se professores com grande competência
técnica; porém alguns destes ainda deixam em segundo plano os aspectos
didáticos; o que acaba por enfraquecer o aprendizado. Consoante todo esse
contexto; a presente pesquisa visa verificar se os Estilos de Aprendizagem dos
alunos; identificados pelo LSI de David A. Kolb; impactam no desempenho
acadêmico nas disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade Gerencial. Sendo
assim; esta pesquisa caracteriza-se como descritiva-causal; e fará uso de
questionário para obter as respostas. A amostra selecionada foi de 109 alunos de
um curso de graduação em Administração a Distância; fornecido por uma instituição
pública federal. Os resultados da pesquisa indicam a predominância do estilo
Assimilador nos alunos deste curso; e que os estilos de aprendizagem dos alunos
não impactaram em seu desempenho nas disciplinas de Contabilidade Geral e
Gerencial. Sendo assim; há indícios de que as ferramentas utilizadas nos estudos a
distância estão satisfazendo todos os estilos de aprendizagem. |
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