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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,29
MB
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Título: |
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Educação Física para Humanização da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo no RS |
Autor: |
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Marcia Rejane Costa da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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439 |
Resumo |
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Esta pesquisa partiu da percepção da possibilidade; ainda não explorada; de desenvolvimento
da atividade de Educação Física no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica; na
realidade do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo foi investigar a visão dos
sentimentos e carências; desejos e expectativas dos professores de Educação Física do Ensino
Médio e dos alunos dos cursos técnicos profissionalizantes; com relação à inexistência ou
insuficiência da Educação Física nesse setor do ensino. O pressuposto teórico tem como
referência especial a concepção fundamental da filosofia de Ernst Bloch; aqui relacionada
com a ausência e as possibilidades de desenvolvimento da Educação Física nessas
instituições; no que concerne à valorização das expectativas humanas e das faltas sentidas ou
percebidas; como indicadoras das possibilidades e oportunidades de mudança. A pesquisa foi
realizada em cinco instituições localizadas em três municípios do estado do RS. O grupo de
participantes constituiu-se de cem alunos; sendo quarenta dos cursos de Ensino Integrado (que
têm Educação Física no currículo); sessenta dos cursos técnicos profissionalizantes (que não
têm Educação Física no currículo); cinco professores de Educação Física do Ensino Médio e
Integrado e; ainda cinco supervisores; um de cada instituição. A metodologia; num primeiro
momento é de caráter quantitativo e num segundo momento qualitativo; descritivo e
interpretativo. Os instrumentos empregados na obtenção de dados foram: observações;
questionários; entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para isso; utilizou-se o processo
de triangulação de fontes e de sujeitos; teórica e reflexiva. As triangulações realizaram-se em
três níveis de análise; seguindo o modelo de Lacey. Os resultados mostram certa consciência
da importância da Educação Física na ótica dos alunos; pois eles evidenciam a associação da
atividade física com a saúde e o bem-estar; a interação e a convivência com os colegas; o
relaxar da pressão das aulas teóricas; mas percebemos que muitos ainda não têm a visão de
que a Educação Física ajuda no rendimento escolar e no desempenho intelectual; porque
acreditam que não influencia no aprendizado que buscam no ensino profissional; embora a
maioria; entre os meninos; afirme sentir falta da Educação Física. Há unanimidade entre os
professores de Educação Física nos sentimentos de privação aos alunos de práticas saudáveis;
da participação em competições esportivas; da compensação da atividade laboral; da formação
integral; não apenas como atletas; mas com relação aos valores que poderiam ser trabalhados
nessas aulas. Fazer a boa combinação da educação técnica; compreendendo a técnica como
parte essencial do homem; ser dinâmico e nunca acabado; e entendendo a Educação Física
como também central numa visão humanista do educando; porque o homem é corpo e alma;
mente e corpo; sem as separações doentias que a cultura racionalista procedeu; essa é a grande
finalidade de quem compreende o homem como corpo; espírito e técnica. O tema investigado
abriu possibilidades para pensar a Educação Física na perspectiva de sua inserção na
totalidade concreta do ensino técnico e de atuar nessa perspectiva para viabilizar a plenitude
das possibilidades humanas; num movimento de busca de transformação. |
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