Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2.29 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Educação Física para Humanização da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo no RS
Autor:  
  Marcia Rejane Costa da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1,162
Resumo  
  Esta pesquisa partiu da percepção da possibilidade; ainda não explorada; de desenvolvimento da atividade de Educação Física no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica; na realidade do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo foi investigar a visão dos sentimentos e carências; desejos e expectativas dos professores de Educação Física do Ensino Médio e dos alunos dos cursos técnicos profissionalizantes; com relação à inexistência ou insuficiência da Educação Física nesse setor do ensino. O pressuposto teórico tem como referência especial a concepção fundamental da filosofia de Ernst Bloch; aqui relacionada com a ausência e as possibilidades de desenvolvimento da Educação Física nessas instituições; no que concerne à valorização das expectativas humanas e das faltas sentidas ou percebidas; como indicadoras das possibilidades e oportunidades de mudança. A pesquisa foi realizada em cinco instituições localizadas em três municípios do estado do RS. O grupo de participantes constituiu-se de cem alunos; sendo quarenta dos cursos de Ensino Integrado (que têm Educação Física no currículo); sessenta dos cursos técnicos profissionalizantes (que não têm Educação Física no currículo); cinco professores de Educação Física do Ensino Médio e Integrado e; ainda cinco supervisores; um de cada instituição. A metodologia; num primeiro momento é de caráter quantitativo e num segundo momento qualitativo; descritivo e interpretativo. Os instrumentos empregados na obtenção de dados foram: observações; questionários; entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para isso; utilizou-se o processo de triangulação de fontes e de sujeitos; teórica e reflexiva. As triangulações realizaram-se em três níveis de análise; seguindo o modelo de Lacey. Os resultados mostram certa consciência da importância da Educação Física na ótica dos alunos; pois eles evidenciam a associação da atividade física com a saúde e o bem-estar; a interação e a convivência com os colegas; o relaxar da pressão das aulas teóricas; mas percebemos que muitos ainda não têm a visão de que a Educação Física ajuda no rendimento escolar e no desempenho intelectual; porque acreditam que não influencia no aprendizado que buscam no ensino profissional; embora a maioria; entre os meninos; afirme sentir falta da Educação Física. Há unanimidade entre os professores de Educação Física nos sentimentos de privação aos alunos de práticas saudáveis; da participação em competições esportivas; da compensação da atividade laboral; da formação integral; não apenas como atletas; mas com relação aos valores que poderiam ser trabalhados nessas aulas. Fazer a boa combinação da educação técnica; compreendendo a técnica como parte essencial do homem; ser dinâmico e nunca acabado; e entendendo a Educação Física como também central numa visão humanista do educando; porque o homem é corpo e alma; mente e corpo; sem as separações doentias que a cultura racionalista procedeu; essa é a grande finalidade de quem compreende o homem como corpo; espírito e técnica. O tema investigado abriu possibilidades para pensar a Educação Física na perspectiva de sua inserção na totalidade concreta do ensino técnico e de atuar nessa perspectiva para viabilizar a plenitude das possibilidades humanas; num movimento de busca de transformação.
     
    Baixar arquivo