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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na Educação Infantil
Autor:  
  Taicy de Avila Figueiredo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNB/PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  288
Resumo  
  O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas; para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposições deste trabalho; nos apoiamos na abordagem Sócio-Histórica e; também; buscamos resgatar a importância fundamental do ato de ouvir e contar histórias nas classes de Educação Infantil valorizando; sobretudo; a literatura oral. O presente estudo insere-se nas propostas metodológicas qualitativas; utilizando uma metodologia inspirada na pesquisa-ação e foi realizado numa sala de Educação Infantil; de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas 11 sessões de intervenção; sendo seis Oficinas de Rodas de Histórias e cinco Oficinas de Teatro de Bonecos. Participaram das oficinas os alunos de cinco anos de uma turma do 2º período da Educação infantil e sua professora regente. A pesquisa de campo foi registrada com a filmagem das Oficinas de Teatro de Bonecos e pela construção de Portfólios contendo os desenhos produzidos pelas crianças nas Oficinas de Rodas de Histórias. Os dados foram submetidos à análise interpretativa e a análise apontou que as crianças foram capazes de representar; com intencionalidade; por meio de desenhos e da fala; as ações vivenciadas nas oficinas e que interações entre as crianças foram; cada vez mais; sendo mediadas por diálogos.
     
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