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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,65
MB
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Título: |
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Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na Educação Infantil |
Autor: |
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Taicy de Avila Figueiredo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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288 |
Resumo |
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O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas; para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposições deste trabalho; nos apoiamos na abordagem Sócio-Histórica e; também; buscamos resgatar a importância fundamental do ato de ouvir e contar histórias nas classes de Educação Infantil valorizando; sobretudo; a literatura oral. O presente estudo insere-se nas propostas metodológicas qualitativas; utilizando uma metodologia inspirada na pesquisa-ação e foi realizado numa sala de Educação Infantil; de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas 11 sessões de intervenção; sendo seis Oficinas de Rodas de Histórias e cinco Oficinas de Teatro de Bonecos. Participaram das oficinas os alunos de cinco anos de uma turma do 2º período da Educação infantil e sua professora regente. A pesquisa de campo foi registrada com a filmagem das Oficinas de Teatro de Bonecos e pela construção de Portfólios contendo os desenhos produzidos pelas crianças nas Oficinas de Rodas de Histórias. Os dados foram submetidos à análise interpretativa e a análise apontou que as crianças foram capazes de representar; com intencionalidade; por meio de desenhos e da fala; as ações vivenciadas nas oficinas e que interações entre as crianças foram; cada vez mais; sendo mediadas por diálogos. |
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