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Título:  
  A ciência na educação infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis
Autor:  
  Carolina Rodrigues de Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  271
Resumo  
  O presente trabalho objetiva refletir o como se pensar as ciências naturais no espaço da educação infantil, sendo que a ciência esta relacionada a um corpo de conhecimento rígido, estruturado e organizado e a educação da infância a um espaço relacionado até então a perspectiva assistencialista, relacionada ao cuidar. Para realizar esta discussão desenvolvemos um trabalho de aproximação com o espaço da infância, em uma EMEI, em que trabalhamos diretamente com todas as professoras da instituição e todas desenvolveram propostas de trabalhos focando a ciência. Em seguida, selecionamos três das profissionais para participar de um processo de confrontação e auto-confrontação. Este método propõe um trabalho de coleta e análise a partir de vários olhares, visto que as descrições e observações podem ter várias evoluções. Discute a complexidade da natureza das falas e ações dos sujeitos e, a partir de confrontações entre o sujeito e o pesquisador e entre os sujeitos entre si, procura proporcionar reflexões do tipo “o que eu fiz”, “o que eu deveria ter feito” e “o que vou fazer”, além de dados mais éticos e sólidos (Crindal Alain, 2005). Com esta proposta buscamos analisar a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos pelas educadoras infantis o que vem a ser a ciência na educação infantil. Baseando-se das referencias teóricas discutidas pela Psicologia do desenvolvimento e a Sociologia da Infância, localizamos as práticas docentes das profissionais e suas respectivas concepções do ser criança, ter infância e a função da instituição escolar infantil entrelaçadas entre tais teorias, um ir e vir entre a idéia de preparação para, vinculado a perspectiva do ‘devir’ e a perspectiva social do ‘ser hoje’. Desta forma, finalizamos o trabalho destacando a importância de se ‘enxergar’ a criança como criadora, capaz de estabelecer múltiplas relações, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido, e nesta perspectiva um trabalho que valorize a ciência ‘da’ educação infantil, enquanto descoberta da vida, do mundo ao redor da criança e não a ciência, como corpo organizado e estruturado objetivando uma antecipação da escolarização.
     
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