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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,71
MB
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Título: |
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A ciência na educação infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis |
Autor: |
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Carolina Rodrigues de Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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271 |
Resumo |
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O presente trabalho objetiva refletir o como se pensar as ciências naturais no espaço da
educação infantil, sendo que a ciência esta relacionada a um corpo de conhecimento rígido,
estruturado e organizado e a educação da infância a um espaço relacionado até então a
perspectiva assistencialista, relacionada ao cuidar. Para realizar esta discussão
desenvolvemos um trabalho de aproximação com o espaço da infância, em uma EMEI,
em que trabalhamos diretamente com todas as professoras da instituição e todas
desenvolveram propostas de trabalhos focando a ciência. Em seguida, selecionamos três
das profissionais para participar de um processo de confrontação e auto-confrontação.
Este método propõe um trabalho de coleta e análise a partir de vários olhares, visto que as
descrições e observações podem ter várias evoluções. Discute a complexidade da natureza
das falas e ações dos sujeitos e, a partir de confrontações entre o sujeito e o pesquisador e
entre os sujeitos entre si, procura proporcionar reflexões do tipo o que eu fiz, o que eu
deveria ter feito e o que vou fazer, além de dados mais éticos e sólidos (Crindal Alain,
2005). Com esta proposta buscamos analisar a partir dos projetos e reflexões
desenvolvidos pelas educadoras infantis o que vem a ser a ciência na educação infantil.
Baseando-se das referencias teóricas discutidas pela Psicologia do desenvolvimento e a
Sociologia da Infância, localizamos as práticas docentes das profissionais e suas respectivas
concepções do ser criança, ter infância e a função da instituição escolar infantil
entrelaçadas entre tais teorias, um ir e vir entre a idéia de preparação para, vinculado a
perspectiva do devir e a perspectiva social do ser hoje. Desta forma, finalizamos o
trabalho destacando a importância de se enxergar a criança como criadora, capaz de
estabelecer múltiplas relações, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido, e
nesta perspectiva um trabalho que valorize a ciência da educação infantil, enquanto
descoberta da vida, do mundo ao redor da criança e não a ciência, como corpo organizado
e estruturado objetivando uma antecipação da escolarização. |
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