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Título:  
  “O sonho feminino de Ícaro”: a educação das pioneiras da aviação militar brasileira na Academia da Força Aérea
Autor:  
  Cristiane Aparecida Baquim   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  278
Resumo  
  O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo educativo de formação dos aviadores militares na Academia da Força Aérea (AFA), articulando a este as questões que emergiram da pioneira participação feminina em um curso de formação de oficiais, para constituírem o principal quadro da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica, desenvolvida em uma instituição militar de formação de oficiais de carreira da FAB, contemplando todas as cadetes desde a primeira turma que iniciou o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na AFA em 2003, até as turmas seguintes, culminando em 2007, configurando-se estas como as participantes da pesquisa. Buscou-se, enfim, identificar como as próprias cadetes assimilaram o processo educativo ao qual se submeteram, buscando traçar uma análise acerca da origem social e escolar destas, da vida na caserna, do processo ensino-aprendizagem, da aprendizagem do vôo, das expectativas quanto à carreira e à vida pessoal, assim como das questões de gênero que surgiram ambiente de caserna, tradicionalmente masculino. Também foram questionados alguns instrutores de vôo que atuaram diretamente na formação destas cadetes, com o intuito de demonstrar como estes desenvolveram seu trabalho diante dessa nova realidade, como organizaram a instrução aérea, como assimilaram a participação das cadetes no ambiente dos Esquadrões de Instrução Aérea e qual a percepção que tiveram da aprendizagem das aviadoras, tanto cognitiva quanto psicomotora e militar. Em termos organizacionais, o estudo mostrou que não houve, inicialmente, um projeto estruturado visando atender às questões decorrentes da inserção das mulheres nesse ambiente organizado burocraticamente e padronizado segundo os pilares da hierarquia e da disciplina. As mudanças que foram acontecendo a posteriori sugerem que, apesar das alterações ambientais relatadas, não houve uma mudança estrutural capaz de estabelecer novos parâmetros para a educação e a organização militar. Por fim, com as observações aqui apresentadas esperamos colaborar com os estudos desenvolvidos na área da educação, estreitando os laços entre a academia civil e a academia militar, bem como apontar algumas análises que poderão contribuir para uma melhor adequação da estrutura organizacional da FAB ao perfil do militar que espera formar na AFA.
     
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