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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
636.40
KB
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Título: |
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As concepções de corpo e movimento de professoras nas práticas educativas: significado e sentido de atividades de brincadeiras na educação infantil |
Autor: |
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Dijinane Fernanda Vedovatto Iza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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814 |
Resumo |
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O objetivo deste trabalho foi levantar e analisar as influências e conseqüências
da concepção de corpo dos professores de Educação Infantil nas suas
atividades com as crianças, bem como relacionar as concepções de Corpo e
Movimento aos significados e sentidos da atividade de brincadeira atribuídos
pelos professores. O referencial teórico e metodológico que subsidiou a
pesquisa foi o Histórico-Cultural de Vigotski baseado nos princípios do
materialismo histórico dialético, a partir do qual utilizamos os conceitos de
corpo, movimento, brincadeira e significado e sentido. Buscamos responder à
questão de pesquisa: Quais concepções de Corpo e Movimento estão
presentes nas práticas educativas de professoras de Educação Infantil e como
tais concepções interferem nos significados e sentidos atribuídos por elas nas
atividades de brincadeira das crianças. O delineamento metodológico consistiu
dos seguintes instrumentos: a) curso de formação continuada para professores
de Educação Infantil e professores de Educação Física no total de 30 horas,
divididos em 8 turmas de 40 pessoas em dois semestres letivos, b)
questionário contendo questões que abrangeram o desenvolvimento de
brincadeiras nos momentos da rotina diária, os critérios adotados para o
desenvolvimento de brincadeiras com as crianças e as estratégias utilizadas, c)
casos de ensino, d) filmagem da prática pedagógica de 5 professoras de
Educação Infantil, e) entrevistas com 5 professoras de Educação Infantil que
atuam em creches e pré-escolas. Os dados coletados foram analisados por
intermédio de três diretrizes de análise: Concepções de Corpo e Movimento,
Significados e Sentidos das atividades de Brincadeira, e Interferências das
concepções de corpo e movimento nos significados e sentidos das atividades
dos professores. Os resultados indicam que a maioria dos professores de
Educação Infantil pesquisados demonstra um avanço nas concepções de corpo
e movimento, pautadas mais no aspecto social e cultural de desenvolvimento
infantil, levando em consideração as necessidades de expressão, de
movimentação, de exploração e experimentação das crianças sobre o que
vivenciam, tanto na escola, como fora dela. As atividades de brincadeiras, com
as crianças, atualmente, são mais utilizadas por eles e parecem tender a
aumentarem ao longo do tempo, uma vez que a concebem como importante
conteúdo para o incremento das aprendizagens das crianças, com as quais
trabalham. As estratégias utilizadas para a inclusão das brincadeiras no
cotidiano com as crianças apresentam-se bastante diversificadas, envolvendo
ora os interesses das crianças, ora os conteúdos mais escolares, ora
individuais, ora coletivas, diferentes espaços e materiais e, ainda, em vários
momentos da rotina diária. Os significados e sentidos atribuídos para a
implementação das brincadeiras no dia-a-dia de suas práticas pedagógicas
com as crianças relacionam-se à compreensão dessa atividade como geradora
das aprendizagens das crianças e, por isso, ela precisa ser desenvolvida de
forma prazerosa, o envolvimento das famílias na escola foi apontado como um
aspecto importante para os professores, pois a falta de compreensão dos pais
sobre esse trabalho com brincadeiras gera nos professores um esforço
individual desnecessário, por isso esse trabalho tem que ser desenvolvido
institucionalmente e, ainda, a formação continuada de professores tem um
papel fundamental na mudança das concepções sobre a brincadeira e nos
significados e sentidos atribuídos pelos professores. Por último, os dados sugerem indicativos de haver relações entre as concepções de corpo,
movimento e os significados e sentidos sobre brincadeira atribuídos pelos
professores, ao confrontarmos o que eles dizem e o que fazem. Tais
evidências revelam-se na diversificação das estratégias utilizadas pelos
professores para desenvolverem brincadeiras com as crianças, nos materiais
utilizados, nas fontes em que buscam os conhecimentos necessários para
superar as condições objetivas e subjetivas relativas ao significado e sentido do
trabalho docente. |
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