Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5.65 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A avaliação institucional das escolas técnicas do centro estadual de educação tecnológica Paula Souza (1997-2007)
Autor:  
  Marta Leandro da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  635
Resumo  
  Em bases metodológicas de pesquisa qualitativa em educação abordamos a avaliação institucional nas políticas de reforma do ensino técnico, pós LDB 9394/96, focando o Sistema de Avaliação Institucional das Escolas Técnicas Estaduais (SAI-ETEs) do Centro Paula Souza no Estado de São Paulo (1997-2007). Buscamos analisar as concepções e proposições de avaliação institucional expressas no discurso legal e institucional, bem como apresentar a percepção dos sujeitos escolares ( Diretores, Coordenadores, Docentes, Técnico-Administrativos) sobre os impactos e impasses dessa política avaliativa para as Escolas Técnicas no contexto de democratização da gestão. Evidenciou-se que a avaliação institucional apresenta-se no discurso legal como sustentáculo da qualidade na conjunção das categorias avaliação-qualidade-autonomia e como instrumento de regulação do financiamento público. Na Reforma do Aparelho Administrativo Estatal a avaliação apresenta-se como instrumento centralizador e ou re-centralizador da política de desconcentração e de des-responsabilização do Estado. Na percepção dos sujeitos escolares torna-se necessária a reestruturação do SAI-ETE que enfatiza a avaliação de resultados desconsiderando a avaliação de processo.A Avaliação é tomada como instrumento de regulação do financiamento público,expressa pela vinculação da Avaliação Institucional à Avaliação de Desempenho Individual e ao Sistema de Bonificação Salarial.Esse sistema avaliativo desconsidera os impactos das políticas de reforma do ensino técnico, bem como a diversidade da estrutura pedagógico-organizacional das escolas técnicas ‘agrícolas’ e ‘industriais’ consolidadas em diferentes áreas profissionais com diferentes demandas e projetos político-pedagógicos.
     
    Baixar arquivo