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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
66.73
MB
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Título: |
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Na casa de Marta e Maria: um estudo sobre o colégio Notre Dame de Sion em Petrópolis |
Autor: |
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Márcia de Carvalho Jimenez Alamino
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCP/RJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1,114 |
Resumo |
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A presente pesquisa reconstitui a memória do Colégio Notre Dame de Sion em Petrópolis que, durante 80 anos - de 1889 até 1968, foi referência na educação de meninas da sociedade fluminense, estendendo-se também às classes abastadas de todo o país. A investigação histórico-documental realizada buscou examinar o universo e o cotidiano feminino em uma escola católica de origem francesa, voltada para a formação das elites, utilizando como categorias de análise o gênero, a identidade católica e o espaço social compartilhado entre Martas e Marias. Para a coleta de dados, foram utilizados como fonte de pesquisa os documentos existentes nos arquivos da Universidade Católica de Petrópolis, no Arquivo Histórico Municipal e no Arquivo Histórico do Museu Imperial, vasto material bibliográfico, os "ego-documentos", os depoimentos concedidos por exalunas e "martinhas" e uma extensa iconografia. Após cuidadosa determinação dos critérios metodológicos, optou-se por evidenciar, inicialmente, os antecedentes históricos da Congregação de Nossa Senhora do Sion e as Irmãs que tomaram parte na organização da primeira escola sionense no Brasil, a seguir, foi feito o levantamento dessa instituição educacional, destacando o espaço escolar, as características pedagógicas, o perfil e o cotidiano das meninas atendidas pelo colégio e a importância que as classes mais favorecidas conferiam a esse modelo educativo, considerando-o símbolo de tradição e de caráter privilegiado para a formação e construção de uma identidade feminina, que deveria ser dotada de atributos como obediência, refinamento, polidez, religiosidade e profundo sentido de família, finalmente, buscou-se inserir a instituição no contexto históricopolítico- educacional do país até a época do encerramento de suas atividades na cidade. A análise empreendida sobre o Sion conclui que o fechamento do Colégio em Petrópolis não ocorreu devido a um único motivo, mas por um conjunto de fatores relevantes que abrangeram desde questões econômicas fundamentais até as profundas mudanças sociais ocorridas na década de 60. |
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