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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
713,22
KB
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Título: |
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Identidade Cultural e Ensino de História em Educação de Jovens e Adultos |
Autor: |
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Silvia Braga Nogino
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCP/RJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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369 |
Resumo |
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Este estudo tem como objetivo analisar como vem sendo discutido o conceito de identidade cultural no ensino de História para jovens e adultos, no segundo segmento do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo optamos em analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Propostas Curriculares para EJA e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, procurando evidenciar se a forma como esse tema vem sendo tratado auxilia os professores de História a trabalharem com os alunos da EJA. A partir da investigação documental, realizamos entrevistas semi-estruturadas com informantes privilegiados que têm participado da formação de professores do Projeto da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Estado do Rio de Janeiro (PEJA/SME), com a intenção de promover uma reflexão das especificidades pedagógicas do ensino de História integrado ao ensino de Geografia e da produção de material didático para a área. Esses professores-formadores são considerados informantes privilegiados por serem responsáveis não só pela formação continuada de professores, como também pela elaboração de referenciais teórico-metodológicos e de material didático para o ensino de História, que no PEJA se dá de forma integrada ao ensino de Geografia. No processo da pesquisa tomamos como referenciais teórico-metodológicos os estudos de Freire (1987), Burke 1991), Williams (2000), Laplantine (2006) e Hall (2005), entre outros, buscando compreender as concepções socioculturais e históricas desses estudiosos com o intuito de analisar as perspectivas identitárias do jovem e do adulto estudante de História, no processo de construção dos saberes escolares e não escolares desse sujeito. |
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