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Título:  
  A construção da produção escrita do gênero resenha por alunos do 1º período da graduação do curso de história
Autor:  
  Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFAC/LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  402
Resumo  
  Os PCN de Língua Portuguesa, 3 º e 4º Ciclos, no momento de sua publicação, em 1998, traziam, em seus referenciais teóricos inúmeras propostas concernentes ao uso da língua materna. Dentre elas, é importante considerar que os documentos sugeriam que só haveria educação eficaz se houvesse uma articulação entre três elementos: o aluno, o objeto de ensino e o professor. O primeiro, o aluno, é o sujeito da ação de aprender, alguém capaz de interferir na aprendizagem apresentada pelos objetos de ensino, isto é, pelas práticas discursivas que operam (orais e escritas) na sociedade. A escola deve recriar na sala de aula situações enunciativas de outros espaços (oficiais e extraoficiais) a fim de que o ensino seja (re)construído e (re)significado. E, ao professor, como mediador entre o aluno e o objeto de ensino cabe planejar, implementar e dirigir essas atividades procurando desenvolver a ação e reflexão do aluno para que a aprendizagem realmente se torne efetiva. Tendo em vista essas considerações, traçamos o percurso dessa dissertação, ou seja, calcada em duas teorias que se confluem: o sóciointeracionismo de Vygotsky e a teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin. Assim, utilizando esses pressupostos teóricos e outras proposições que versam sobre gêneros, esse trabalho se propõe a analisar a produção escrita do gênero resenha acadêmica (inicial e final), redigida por alunos do 1º período do curso universitário de História, no primeiro semestre de 2008, e descrever o processo da produção escrita do gênero resenha decorrente da aplicação de uma sequência didática. Deste modo, a ferramenta para análise, foi a Sequência Didática, de acordo com os pressupostos do Grupo de Genebra, Dolz & Schneuwly e Colaboradores. O resultado da comparação entre a produção inicial e final dos alunos demonstra que ocorreram algumas falhas no diálogo entre os dois textos, entretanto, também foi percebido que ao utilizar a ferramenta da sequência didática com o propósito de levar o educando a uma reflexão sobre o gênero resenha a SD foi capaz de ajudá-los na apropriação desse gênero. Assim, para que esse trabalho seja mais eficaz é necessário ajustes na sequência didática aplicada nesta pesquisa e que serão comentados ao final da dissertação.
     
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