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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,37
MB
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Título: |
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A construção da produção escrita do gênero resenha por alunos do 1º período da graduação do curso de história |
Autor: |
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Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFAC/LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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402 |
Resumo |
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Os PCN de Língua Portuguesa, 3 º e 4º Ciclos, no momento de sua publicação, em 1998, traziam, em seus referenciais teóricos inúmeras propostas concernentes ao uso da língua materna. Dentre elas, é importante considerar que os documentos sugeriam que só haveria educação eficaz se houvesse uma articulação entre três elementos: o aluno, o objeto de ensino e o professor. O primeiro, o aluno, é o sujeito da ação de aprender, alguém capaz de interferir na aprendizagem apresentada pelos objetos de ensino, isto é, pelas práticas discursivas que operam (orais e escritas) na sociedade. A escola deve recriar na sala de aula situações enunciativas de outros espaços (oficiais e extraoficiais) a fim de que o ensino seja (re)construído e (re)significado. E, ao professor, como mediador entre o aluno e o objeto de ensino cabe planejar, implementar e dirigir essas atividades procurando desenvolver a ação e reflexão do aluno para que a aprendizagem realmente se torne efetiva. Tendo em vista essas considerações, traçamos o percurso dessa dissertação, ou seja, calcada em duas teorias que se confluem: o sóciointeracionismo de Vygotsky e a teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin. Assim, utilizando esses pressupostos teóricos e outras proposições que versam sobre gêneros, esse trabalho se propõe a analisar a produção escrita do gênero resenha acadêmica (inicial e final), redigida por alunos do 1º período do curso universitário de História, no primeiro semestre de 2008, e descrever o processo da produção escrita do gênero resenha decorrente da aplicação de uma sequência didática. Deste modo, a ferramenta para análise, foi a Sequência Didática, de acordo com os pressupostos do Grupo de Genebra, Dolz & Schneuwly e Colaboradores. O resultado da comparação entre a produção inicial e final dos alunos demonstra que ocorreram algumas falhas no diálogo entre os dois textos, entretanto, também foi percebido que ao utilizar a ferramenta da sequência didática com o propósito de levar o educando a uma reflexão sobre o gênero resenha a SD foi capaz de ajudá-los na apropriação desse gênero. Assim, para que esse trabalho seja mais eficaz é necessário ajustes na sequência didática aplicada nesta pesquisa e que serão comentados ao final da dissertação. |
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