|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
553,59
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Estímulos à criatividade em empresas inovadoras gaúchas |
Autor: |
|
Janine Pohlmann Strauch
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
165 |
Resumo |
|
A inovação é perseguida pela maioria das empresas que buscam sobreviver no mercado e
obter vantagens competitivas, portanto esse é um tema seguidamente pesquisado e que conduz
ao estudo da criatividade. Assim, o presente estudo tem como tema inovação e como foco a
criatividade no âmbito da administração. A inovação é tratada como estratégia competitiva
para empresas, portanto a criatividade assume um papel importante, pois é ela que permitirá
aos executivos tomarem decisões no sentido de adaptar e renovar suas empresas. Segundo a
literatura da área, empresas líderes em inovação elaboram estratégias no sentido de estimular
a capacidade criativa de todos os seus trabalhadores para alcançarem inovações. Portanto,
apesar de serem questões importantes para as empresas, estudos que analisam o tema da
inovação e criatividade em empresas gaúchas são poucos. Assim, este trabalho tem a
pretensão de buscar respostas para a seguinte questão: de que forma as empresas gaúchas
líderes em inovação estimulam a criatividade dos recursos humanos? Para responder a
pergunta, foi elaborado um roteiro de entrevista baseado nas abordagens de seis autores que
lidam com o tema do fomento à criatividade em empresas. Com isto, realizaram-se entrevistas
com seis empresas gaúchas líderes em inovação no sentido de analisar as práticas das
empresas capazes de estimular a criatividade de seus funcionários. Ao final, ainda foram
realizadas análises comparativas das estratégias identificadas nas empresas gaúchas líderes
em inovação com as estratégias das empresas consideradas inovadoras pela literatura
acadêmica. Como resultados, percebe-se que as empresas consideradas inovadoras gaúchas
adotam um número restrito de estratégias para o estímulo da criatividade e, desta forma,
pouco podem ser comparáveis à grandes empresas consideradas inovadoras pela literatura. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|