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Título:  
  Competências dos tutores para atuação em Programas de Educação à Distância Mediados pela Internet: o caso do curso de graduação em Administração da EA/UFRGS
Autor:  
  Mario Cesar dos Santos de Carvalho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  324
Resumo  
  O presente estudo tem por objetivo principal a identificação e caracterização das competências fundamentais requeridas ao tutor para atuar em programas de educação a distância mediados pela internet, utilizando o caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, dada a velocidade com que a modalidade a distância vem crescendo no Brasil, e a própria necessidade de identificar quais recursos são fundamentais para o trabalho dos tutores. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: educação a distância e competências, com ênfase nas contribuições de Zarifian (2001) noções de competência, evento, comunicação e serviço e Le Boterf (1999) conceitos de competência e recursos. A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa exploratória, composta de uma etapa de coleta de dados e de análise do caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 13 tutores, 03 coordenadores de pólo, 02 gestores e 05 alunos e foi feita a análise de documentos do curso - projeto pedagógico, currículo, manual do aluno e planos de ensino de diversas disciplinas. Durante toda a execução deste estudo, o pesquisador atuou como Coordenador Geral de Tutores do curso de Administração a distância da EA/UFRGS, sendo, então, um observador participante. Após a triangulação dos dados e retorno ao referencial teórico, iniciou-se a etapa de análise. Os documentos foram analisados por análise documental, e as entrevistas, por análise de conteúdo. Ao final da análise, os resultados obtidos foram duas competências fundamentais: atendimento aos alunos e interação com a equipe de EAD para trocas de informações, conhecimentos e inovações e um conjunto de recursos: pessoais, de conhecimentos e de habilidades que são os elementos que possibilitam aos tutores agir com competência nos cursos de EAD mediados pela internet.
     
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