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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,13
MB
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Título: |
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Educação profissional e elevação de escolaridade: a educação de adultos trabalhadores no nível médio de ensino |
Autor: |
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Marisa Fortunato
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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306 |
Resumo |
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As mudanças no mundo do trabalho que caracterizaram as últimas
décadas do século XX trouxeram implicações diretas para os trabalhadores; tanto
no campo da produção; como no campo da educação. O advento da
reestruturação produtiva caracterizada por mudanças tecnológicas e de
gerenciamento da força de trabalho exigiu um novo perfil de profissional que
rapidamente respondesse e se adaptasse a este modelo; demandando o
estabelecimento de uma política de formação que atendesse as novas exigências
do sistema produtivo. Nesse contexto; as reformas educacionais dos anos 1990
foram elaboradas num processo de correlação de forças e de embate entre vários
setores da sociedade. Marca presença nesse confronto o movimento da classe
trabalhadora e suas centrais sindicais. Aqui focamos nossa atenção na Central
Única dos Trabalhadores CUT; que desde sua criação nos anos 1980; sempre
teve a educação como uma de suas bandeiras de luta. O debate e as propostas
pertinentes à presença da educação como prática formativa da classe
trabalhadora foram potencializadas a partir do IV Congresso; realizado em 1991.
Nessa sua trajetória; a CUT acumulou uma experiência significativa no campo da
formação sindical; o que possibilitou a elaboração de uma proposta educacional
que tinha como centralidade o trabalho; ao mesmo tempo em que considerou em
seu currículo a articulação da formação profissional com a formação
propedêutica. Nesta pesquisa; buscar-se-á compreender: como a Confederação
Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT); a
partir de seu posicionamento frente às mudanças no mundo do trabalho;
vislumbrou sua atuação no campo educacional?
Nesta investigação; a análise incide sobre os documentos oficiais produzidos no
âmbito das reformas educacionais e da proposta de formação profissional e
elevação de escolaridade do Programa Integrar da CNM/CUT; no que tange ao
ensino médio. |
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