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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,82
MB
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Título: |
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A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina desenho geométrico |
Autor: |
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Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UECE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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538 |
Resumo |
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A Geometria é um instrumento para compreender; descrever e interagir com o espaço
em que se vive. No trabalho de sala de aula é a parte da Matemática mais intuitiva;
concreta e também real. Ela é um tópico natural para encorajar a resolução de
problemas e tem muitas aplicações que aparecem no mundo real. No Brasil; a
Geometria é pouco trabalhada no currículo escolar; não desenvolvendo nos alunos
habilidades de percepção do movimento de figuras; mediante a experimentação dos
conceitos. Os alunos que optam por fazer o curso de licenciatura em Matemática
carregam consigo esta formação. Nesta pesquisa; discute-se a construção do raciocínio
geométrico por alunos da licenciatura. Ela envolve três grandes questões sobre o ensino
de Geometria nas licenciaturas em Matemática: a mediação docente no ensino de
Geometria com traço geométrico; a base conceitual dos alunos para iniciar esse estudo e
a construção do raciocínio geométrico. As questões estão centradas na qualidade da
mediação material e humana que se pode obter com as ferramentas tradicionais; régua e
compasso; para a construção desse raciocínio. O objetivo desse trabalho consistiu em
analisar a mediação realizada em sala de aula para a construção do raciocínio
geométrico dos alunos da disciplina de Desenho Geométrico. Esta pesquisa tem caráter
qualitativo; trabalhada com base em elementos da Etnometodologia. Visou-se com isto
a descrever a prática pedagógica do professor no momento em que ele trabalhava
conceitos de Geometria; articulando a sua relação com os alunos e com os materiais. A
fundamentação teórica proposta para este estudo apoiou-se em aspectos da teoria sóciohistórica
de Vygotsky. Particularmente foram observados os princípios da lei
fundamental do desenvolvimento; a formação de conceitos; bem como o conceito de
zona de desenvolvimento proximal (ZDP); para estudar o desempenho dos alunos nas
atividades mediadas pedagogicamente e inferir resultados. Neste trabalho; analisou-se
especificamente o papel da mediação na construção do raciocínio geométrico.
Considerando a carência de estudos a este respeito; foram tomados autores que
analisaram aspectos do raciocínio intuitivo; fundamento do raciocínio geométrico. Para
compreender a importância do desenho geométrico no desenvolvimento do raciocínio
geométrico; foram empregados os estudos: Modelo Van Hielle de Desenvolvimento do
Pensamento Geométrico; a definição do pensamento matemático de Poincaré e os
estilos cognitivos de Krutetskii. O trabalho foi desenvolvido com um professor de
Matemática que trabalhou a disciplina Desenho Geométrico com régua e compasso e
que atuou na licenciatura em Matemática; no Centro Federal de Educação Tecnológica
do Ceará-CEFET; no período de 2007.2. Os instrumentos de pesquisa para a coleta de
dados foram a entrevista semi-estruturada; a entrevista clínica e a observação
participante. Percebeu-se que a formação inicial do professor em Engenharia Civil
influencia a sua prática pedagógica; na valorização da técnica de construção do desenho;
em detrimento da demonstração matemática presente na produção de cada figura. Os
alunos; ao ingressar na disciplina; trazem imperfeições conceituais originadas no ensino
fundamental e que não foram superadas. A mediação pedagógica se caracteriza pelo
estabelecimento de relações do conceito com o desenho; com suporte em interações e
intervenções de professores e alunos; com o auxílio dos instrumentos régua e compasso;
que evidenciam a geração efetiva de um grupo que compartilha elementos com forte
indicialidade. Com tal mediação; os alunos egressos da disciplina apresentaram
desenvolvimento conceitual; isto é; elevação do nível de elaboração do raciocínio
geométrico. |
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