Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,82 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina desenho geométrico
Autor:  
  Ana Cláudia Mendonça Pinheiro   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UECE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  538
Resumo  
  A Geometria é um instrumento para compreender; descrever e interagir com o espaço em que se vive. No trabalho de sala de aula é a parte da Matemática mais intuitiva; concreta e também real. Ela é um tópico natural para encorajar a resolução de problemas e tem muitas aplicações que aparecem no mundo real. No Brasil; a Geometria é pouco trabalhada no currículo escolar; não desenvolvendo nos alunos habilidades de percepção do movimento de figuras; mediante a experimentação dos conceitos. Os alunos que optam por fazer o curso de licenciatura em Matemática carregam consigo esta formação. Nesta pesquisa; discute-se a construção do raciocínio geométrico por alunos da licenciatura. Ela envolve três grandes questões sobre o ensino de Geometria nas licenciaturas em Matemática: a mediação docente no ensino de Geometria com traço geométrico; a base conceitual dos alunos para iniciar esse estudo e a construção do raciocínio geométrico. As questões estão centradas na qualidade da mediação material e humana que se pode obter com as ferramentas tradicionais; régua e compasso; para a construção desse raciocínio. O objetivo desse trabalho consistiu em analisar a mediação realizada em sala de aula para a construção do raciocínio geométrico dos alunos da disciplina de Desenho Geométrico. Esta pesquisa tem caráter qualitativo; trabalhada com base em elementos da Etnometodologia. Visou-se com isto a descrever a prática pedagógica do professor no momento em que ele trabalhava conceitos de Geometria; articulando a sua relação com os alunos e com os materiais. A fundamentação teórica proposta para este estudo apoiou-se em aspectos da teoria sóciohistórica de Vygotsky. Particularmente foram observados os princípios da lei fundamental do desenvolvimento; a formação de conceitos; bem como o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP); para estudar o desempenho dos alunos nas atividades mediadas pedagogicamente e inferir resultados. Neste trabalho; analisou-se especificamente o papel da mediação na construção do raciocínio geométrico. Considerando a carência de estudos a este respeito; foram tomados autores que analisaram aspectos do raciocínio intuitivo; fundamento do raciocínio geométrico. Para compreender a importância do desenho geométrico no desenvolvimento do raciocínio geométrico; foram empregados os estudos: Modelo Van Hielle de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico; a definição do pensamento matemático de Poincaré e os estilos cognitivos de Krutetskii. O trabalho foi desenvolvido com um professor de Matemática que trabalhou a disciplina Desenho Geométrico com régua e compasso e que atuou na licenciatura em Matemática; no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-CEFET; no período de 2007.2. Os instrumentos de pesquisa para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada; a entrevista clínica e a observação participante. Percebeu-se que a formação inicial do professor em Engenharia Civil influencia a sua prática pedagógica; na valorização da técnica de construção do desenho; em detrimento da demonstração matemática presente na produção de cada figura. Os alunos; ao ingressar na disciplina; trazem imperfeições conceituais originadas no ensino fundamental e que não foram superadas. A mediação pedagógica se caracteriza pelo estabelecimento de relações do conceito com o desenho; com suporte em interações e intervenções de professores e alunos; com o auxílio dos instrumentos régua e compasso; que evidenciam a geração efetiva de um grupo que compartilha elementos com forte indicialidade. Com tal mediação; os alunos egressos da disciplina apresentaram desenvolvimento conceitual; isto é; elevação do nível de elaboração do raciocínio geométrico.
     
    Baixar arquivo