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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
231,99
KB
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Título: |
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Registros Escritos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise sobre a elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado |
Autor: |
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Bruno Rodrigo Teixeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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319 |
Resumo |
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No presente estudo; investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática; na ótica de
estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina (UEL). Para isso; realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de
cunho interpretativo na busca de identificar as impressões destes futuros professores
com relação à elaboração do Relatório; mediante as seguintes questões norteadoras:
Que argumentos favoráveis podem ser apresentados com relação à elaboração do
Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática?
Que informações presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento
profissional de futuros professores de Matemática em formação inicial? Quais as
principais dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do
Relatório? A investigação evidenciou que; para os participantes da pesquisa; o
Relatório de Estágio Supervisionado pode se constituir em um importante instrumento
para auxiliar no desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática; na
medida em que sua elaboração lhes propicia reflexões sobre a própria prática; sobre
incidentes críticos e sobre as ações dos alunos; e auto-avaliações acerca das
experiências de docência vividas durante o Estágio; oportuniza o registro de
informações que evidenciam contribuição para a formação inicial de futuros
professores quanto aos conteúdos matemáticos; modo de lidar com situações
didáticas em sala de aula; planejamento e dinâmica das aulas; e permite que exercitem
a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os processos
de ensino e de aprendizagem da Matemática. |
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