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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
541,07
KB
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Título: |
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“Não se perca no controle remoto”: uma experiência de mídia-educação na escola |
Autor: |
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Eloisio Lopes Felipe
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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230 |
Resumo |
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A televisão ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea. A TV está
em todos os cantos e é; para a grande maioria da população mundial; a principal
formadora de opinião. É por meio dela que bilhões de pessoas buscam informações
que influenciam; de alguma forma; na construção de suas realidades e de suas
visões de mundo.
Assim; numa sociedade onde milhões de crianças; jovens e adolescentes passam
mais horas diante da televisão do que na escola; é possível imaginar um processo
educacional sem que os meios de comunicação sejam levados em conta?
A escola que ignora o poder dos meios de comunicação audiovisual não contribui
para a transformação nem para a melhoria de nossa sociedade; pelo contrário; priva
seus alunos da compreensão do nosso momento histórico e; dessa forma; ajuda a
perpetuar as mazelas e as desigualdades sociais geradas pela dinâmica da
Modernidade Tardia.
Diante deste fato e da atual hegemonia das indústrias culturais na construção do
imaginário social; a pesquisa não se perca no controle remoto tem dois objetivos:
1) pesquisar; na escola; o consumo televisivo de cidadãos de 10; 11; 12 anos de
idade e 2) estimular uma postura crítica e criativa em relação ao principal agente de
formação contemporâneo.
Trata-se; na verdade; de um projeto de mídia-educação. A mídia-educação é uma
proposta educativa que visa educar para a cidadania; promovendo; por meio de uma
fundamentação teórica e metodológica transdisciplinar; a mediação integral de todas
as mídias/meios de comunicação. |
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