Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  541,07 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  “Não se perca no controle remoto”: uma experiência de mídia-educação na escola
Autor:  
  Eloisio Lopes Felipe   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  230
Resumo  
  A televisão ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea. A TV está em todos os cantos e é; para a grande maioria da população mundial; a principal formadora de opinião. É por meio dela que bilhões de pessoas buscam informações que influenciam; de alguma forma; na construção de suas realidades e de suas visões de mundo. Assim; numa sociedade onde milhões de crianças; jovens e adolescentes passam mais horas diante da televisão do que na escola; é possível imaginar um processo educacional sem que os meios de comunicação sejam levados em conta? A escola que ignora o poder dos meios de comunicação audiovisual não contribui para a transformação nem para a melhoria de nossa sociedade; pelo contrário; priva seus alunos da compreensão do nosso momento histórico e; dessa forma; ajuda a perpetuar as mazelas e as desigualdades sociais geradas pela dinâmica da Modernidade Tardia. Diante deste fato e da atual hegemonia das indústrias culturais na construção do imaginário social; a pesquisa “não se perca no controle remoto” tem dois objetivos: 1) pesquisar; na escola; o consumo televisivo de cidadãos de 10; 11; 12 anos de idade e 2) estimular uma postura crítica e criativa em relação ao principal agente de formação contemporâneo. Trata-se; na verdade; de um projeto de mídia-educação. A mídia-educação é uma proposta educativa que visa educar para a cidadania; promovendo; por meio de uma fundamentação teórica e metodológica transdisciplinar; a mediação integral de todas as mídias/meios de comunicação.
     
    Baixar arquivo