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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
812,55
KB
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Título: |
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As representações do trabalho junto a professores que atuam no proeja: da representação moral do trabalho ao trabalho como auto-realização |
Autor: |
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Angela Maria Corso
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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196 |
Resumo |
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O presente texto, na condição de dissertação de mestrado, objetiva expor o
resultado final da pesquisa intitulada As representações do trabalho junto aos
professores que atuam no PROEJA. Esta pesquisa teve como foco analisar a
categoria trabalho no âmbito do Programa de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e
Adultos PROEJA. Toma como referencial de análise a teoria das
representações sociais pelo enfoque de Henri Lefebvre. Realizou-se uma
investigação acerca da categoria trabalho em fontes documentais, além do
acompanhamento e descrição dos encontros promovidos pela Secretaria
Estadual de Educação tendo em vista a formação continuada dos professores
que atuam no PROEJA bem como a elaboração das propostas pedagógicas
dos cursos que seriam ofertados nessa modalidade. Procedeu-se, ainda, à
realização de entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam no
Programa. Para a realização das entrevistas foi utilizada a técnica proposta por
Auler e Delizoicov, a qual consiste na elaboração de um roteiro prévio para a
entrevista partindo de algumas situações envolvendo a temática investigada.
Os dados permitiram o levantamento de algumas tipologias que revelam como
os professores representam o trabalho, tais como: Representação moral do
trabalho e Representação do trabalho na sua dimensão técnica. Além disso,
observamos nas entrevistas que as representações dos professores apontam
para limites e avanços no entendimento da proposta do PROEJA no Estado do
Paraná. |
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