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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  As representações do trabalho junto a professores que atuam no proeja: da representação moral do trabalho ao trabalho como auto-realização
Autor:  
  Angela Maria Corso   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  196
Resumo  
  O presente texto, na condição de dissertação de mestrado, objetiva expor o resultado final da pesquisa intitulada “As representações do trabalho junto aos professores que atuam no PROEJA. Esta pesquisa teve como foco analisar a categoria trabalho no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Toma como referencial de análise a teoria das representações sociais pelo enfoque de Henri Lefebvre. Realizou-se uma investigação acerca da categoria trabalho em fontes documentais, além do acompanhamento e descrição dos encontros promovidos pela Secretaria Estadual de Educação tendo em vista a formação continuada dos professores que atuam no PROEJA bem como a elaboração das propostas pedagógicas dos cursos que seriam ofertados nessa modalidade. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam no Programa. Para a realização das entrevistas foi utilizada a técnica proposta por Auler e Delizoicov, a qual consiste na elaboração de um roteiro prévio para a entrevista partindo de algumas situações envolvendo a temática investigada. Os dados permitiram o levantamento de algumas tipologias que revelam como os professores representam o trabalho, tais como: Representação moral do trabalho e Representação do trabalho na sua dimensão técnica. Além disso, observamos nas entrevistas que as representações dos professores apontam para limites e avanços no entendimento da proposta do PROEJA no Estado do Paraná.
     
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