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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
406,24
KB
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Título: |
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A educação como campo de batalha e local de seleção |
Autor: |
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Ricardo Correia de Lima
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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310 |
Resumo |
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Este trabalho é o resultado das reflexões relativas às leituras que venho realizando desde a minha graduação. A partir do entendimento de que a educação escolar; ao contrário de alguns de seus pressupostos; serviria especialmente à ordem social capitalista; sendo uma das maneiras mais eficientes de domesticar o ser humano. Não se trata de afirmar que toda educação escolar será sempre domesticadora; mas; que grande parte do seu trabalho acaba por contribuir para a diminuição da capacidade criativa do indivíduo. Entendo que a imposição da busca pela verdade e a tentativa de igualar a todos os indivíduos são julgamentos morais. Esses julgamentos representariam a interpretação da vida a partir de um ser enfraquecido; ou seja; teriam como função a preservação do decadente. Esses valores morais acabam por diminuir; também; a energia dos indivíduos que poderiam expandir-se. A escola pode ser um local onde o estudante poderá ter experiências capazes de levá-lo ao crescimento; ou não. Concordamos com Nietzsche; ao entender que há uma oposição entre a vontade de moral e a vontade de potência. O ser vivo quer crescer; ou preservar-se. A criação de novas formas de viver; de desejar uma vida com outra intensidade depende; dos instintos. A moral impõe ao indivíduo uma constante vigilância e coerção contra a expressão desses instintos. A energia que poderia gerar novas formas de viver; agora será utilizada contra o próprio indivíduo; atormentando-o. A escola ainda é uma fonte de experiências. Resta-nos saber como utilizá-la em seus potenciais criadores. |
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