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Título:  
  O trem das grotas: a ferrovia leste brasileiro e seu impacto social em Jacobina (1920-1945)
Autor:  
  Fabiana Machado da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNEB/HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL
Área Conhecimento  
  HISTÓRIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  225
Resumo  
  Entre os aspectos da modernidade em Jacobina entre 1920 e 1945, a ferrovia foi um elemento significativo pela representatividade e influência modificadora. A Leste teve um lugar principal na disputa sobre o que poderia ser considerado moderno em Jacobina, uma vez que trouxe mudanças não só na paisagem urbana como na vida social e cultural de seus habitantes. Abordam-se as transformações sociais, culturais e urbanas, os aspectos do cotidiano, da construção das relações sociais, ressaltando em que medida as elites locais vivenciaram a modernidade e o progresso, proporcionados pela influência e simbologia da ferrovia, como isso influenciou a reestruturação e a transformação da infra-estrutura urbana e suas representações sócio-culturais. Discutem-se os impactos da Leste em Jacobina, as relações entre as transformações sociais e seu ambiente ferroviário, com a articulação sócio-regional e redes de sociabilidade. Partimos de uma metodologia de análise histórico-discursivainterpretativa de documentos e dados históricos, depois utilizamos a análise da história oral como fonte. Também tentamos seguir algumas pistas a partir das fotografias. Utilizamos vários tipos de fontes manuscritas, impressas, jornalísticas e orais como: Livros de Atas Municipais; de Atos do Prefeito, de 1933 a 1938; de Leis e Resoluções do Conselho Municipal, de 1908 a 1915; de Registro de Ofícios, de 1950 a 1951; de Mensagens dos Governadores à Assembléia Legislativa; O Código de Posturas de 1933; Diário Oficial do Estado da Bahia 1823-1923; relatórios da Leste; jornais e depoimentos de antigos moradores e ex-ferroviários.
     
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