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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,81
MB
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Título: |
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Roda com arte: aprendizagem dialógica em comunidades de aprendizagem |
Autor: |
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Adriana Fernandes Coimbra Marigo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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227 |
Resumo |
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Este trabalho apresenta a elaboração e a concretização de uma atividade em torno de obras
artísticas com crianças que estudam em uma escola da periferia urbana do município de São
Carlos, em cujo contexto se consolida a proposta de Comunidades de Aprendizagem. A partir
dessa proposta, as práticas educativas da escola são fundamentadas em aportes da Teoria da
Ação Comunicativa de Jünger Habermas, da Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e do
conceito de aprendizagem dialógica desenvolvido pelo CREA/ES, além de outras
contribuições de autoras e autores preocupados com as transformações sociais e com a
superação das desigualdades educativas tendo em vista a inclusão na sociedade da
informação. A investigação partiu da consideração de que os conflitos interpessoais são
apontados pela literatura acadêmica como uma das principais dificuldades relacionadas às
ações didático-pedagógicas. No entanto, alguns estudos provenientes da filosofia, da
psicologia e da sociologia em suas interfaces com a educação também apontam que as
aprendizagens escolares e as sociais não são passiveis de concretização fora das interações
humanas. Situada no campo didático-pedagógico, a investigação partiu de um enfoque mais
amplo sobre as interações no contexto escolar, especificando gradativamente os processos
escolares e a concepção da atividade em torno de obras artísticas denominada como Projeto
Roda com Arte. Como eixo orientador, foi adotado o diálogo com as pessoas da escola para a
consecução do objetivo geral de compreender os processos educativos que se manifestam em
atividades de reflexão em torno de obras artísticas na perspectiva da aprendizagem dialógica.
A investigação teve a participação de seis sujeitos, sendo três crianças participantes da
atividade, duas professoras e uma coordenadora pedagógica as quais atuavam na comunidade
focalizada. Em coerência com os princípios orientadores de comunidades de aprendizagem,
foram utilizados os procedimentos da metodologia comunicativa crítica para a coleta e a
análise dos dados, apoiando-se fundamentalmente nas categorias de intersubjetividade e de
reflexão. Ao final da investigação, foram apontados como principais resultados: a capacidade
de aprendizagem das crianças de classes populares a partir do trabalho interdisciplinar com os
conteúdos escolares e o envolvimento dos conhecimentos e das experiências provenientes de
dentro e de fora do contexto escolar, a potencialidade das obras artísticas e do uso da
imaginação para o ensino e o reforço das aprendizagens escolares e sociais e para a expressão
de pensamentos e sentimentos, e a necessidade de formação permanente do professorado em
teorias e práticas que permitam a atualização de conhecimentos e um ensino comprometido
com as transformações sociais. De maneira geral, foram evidenciadas as contribuições para a
proposta de Comunidades de Aprendizagem, para as investigações em escolas e com crianças,
e para o campo didático-pedagógico. |
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