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Título:  
  Roda com arte: aprendizagem dialógica em comunidades de aprendizagem
Autor:  
  Adriana Fernandes Coimbra Marigo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  227
Resumo  
  Este trabalho apresenta a elaboração e a concretização de uma atividade em torno de obras artísticas com crianças que estudam em uma escola da periferia urbana do município de São Carlos, em cujo contexto se consolida a proposta de Comunidades de Aprendizagem. A partir dessa proposta, as práticas educativas da escola são fundamentadas em aportes da Teoria da Ação Comunicativa de Jünger Habermas, da Teoria da Ação Dialógica de Paulo Freire e do conceito de aprendizagem dialógica desenvolvido pelo CREA/ES, além de outras contribuições de autoras e autores preocupados com as transformações sociais e com a superação das desigualdades educativas tendo em vista a inclusão na sociedade da informação. A investigação partiu da consideração de que os conflitos interpessoais são apontados pela literatura acadêmica como uma das principais dificuldades relacionadas às ações didático-pedagógicas. No entanto, alguns estudos provenientes da filosofia, da psicologia e da sociologia em suas interfaces com a educação também apontam que as aprendizagens escolares e as sociais não são passiveis de concretização fora das interações humanas. Situada no campo didático-pedagógico, a investigação partiu de um enfoque mais amplo sobre as interações no contexto escolar, especificando gradativamente os processos escolares e a concepção da atividade em torno de obras artísticas denominada como Projeto Roda com Arte. Como eixo orientador, foi adotado o diálogo com as pessoas da escola para a consecução do objetivo geral de compreender os processos educativos que se manifestam em atividades de reflexão em torno de obras artísticas na perspectiva da aprendizagem dialógica. A investigação teve a participação de seis sujeitos, sendo três crianças participantes da atividade, duas professoras e uma coordenadora pedagógica as quais atuavam na comunidade focalizada. Em coerência com os princípios orientadores de comunidades de aprendizagem, foram utilizados os procedimentos da metodologia comunicativa crítica para a coleta e a análise dos dados, apoiando-se fundamentalmente nas categorias de intersubjetividade e de reflexão. Ao final da investigação, foram apontados como principais resultados: a capacidade de aprendizagem das crianças de classes populares a partir do trabalho interdisciplinar com os conteúdos escolares e o envolvimento dos conhecimentos e das experiências provenientes de dentro e de fora do contexto escolar, a potencialidade das obras artísticas e do uso da imaginação para o ensino e o reforço das aprendizagens escolares e sociais e para a expressão de pensamentos e sentimentos, e a necessidade de formação permanente do professorado em teorias e práticas que permitam a atualização de conhecimentos e um ensino comprometido com as transformações sociais. De maneira geral, foram evidenciadas as contribuições para a proposta de Comunidades de Aprendizagem, para as investigações em escolas e com crianças, e para o campo didático-pedagógico.
     
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