|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
545,38
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O ensino de filosofia e o filosofar e a possibilidade de uma experiência filosófica na atualidade |
Autor: |
|
Cláudio Roberto Brocanelli
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
333 |
Resumo |
|
Nosso objetivo nesta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar,
a partir de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no
século XX e neste início do século XXI, bem como destacar o problema da experiência do
homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo
teórico-filosófico, apresentando os conceitos pesquisados sob a orientação da ontologia
hermenêutica de Gadamer, com o intuito de compreender o pensamento dos autores estudados
e a realidade em que a sociedade atual vivencia. A percepção de uma sociedade entregue à
mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e
propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo
desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga relação entre a Filosofia e
a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente
uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que
vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a
reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim,
nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da
experiência, apresentando sua importância no momento presente, construindo uma reflexão a
partir da seguinte pergunta: como é possível uma experiência filosófica hoje? E, havendo essa
experiência, como acontece a sua transmissão? O desenvolvimento do estudo sobre a
experiência conduziu-nos a pensar sobre a infância, momento forte e propício da Educação,
tornando-se o pano de fundo da pesquisa, pois a infância não se fecha numa idade
cronológica, mas prevalece na vida humana como uma condição sua, possibilitando a
Educação e a aprendizagem constantes, mesmo durante a vida adulta, na forma de uma
disposição ao filosofar. Assim, infância, Educação e Filosofia são aqui apresentados como
uma espécie de tripé formador da vida humana, pois carregam consigo a novidade, o desejo, o
inesperado, que são também algumas condições para a experiência humana. Entretanto, essa
formação exige a atenção constante, resistindo a imposições, ideologias e programações,
resgatando o valor, a necessidade e a compreensão da experiência na atualidade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|