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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,08
MB
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Título: |
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Educação profissional integrada à educação básica: o caso do currículo integrado do PROEJA |
Autor: |
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Josué Lopes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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414 |
Resumo |
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Em junho de 2005, o governo do Presidente Lula lançou, no âmbito da rede federal de ensino,
o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O programa apresenta como
novidade a integração, de forma institucionalizada, entre a educação profissional e a educação
básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, decidiu-se
desenvolver a pesquisa Educação profissional integrada com a educação básica: o caso do
currículo integrado do PROEJA, com a intenção de contribuir para a compreensão do
currículo integrado expresso na denominada integração. Para tanto, investigaram-se as
condições objetivas da implantação e da implementação do referido programa, bem como a
sua materialização no currículo integrado de uma escola agrotécnica federal. O atendimento a
esses objetivos implicou responder às questões: Como ocorre a integração do ensino médio
com o técnico e como isso é feito tendo em vista o público que está sendo de fato, atendido?
Qual a concepção de currículo integrado, no contexto dessa escola, por parte de dirigentes e
professores? Quais os limites e as possibilidades da implementação do PROEJA no âmbito da
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)? A pesquisa
realizada é do tipo qualitativa com abordagem descritivo-exploratória e teve como sujeitos
dirigentes e professores. O estudo empírico envolveu entrevistas semiestruturadas, observação
não-participante e análise documental. Dessa forma, procurou-se estudar os campos que se
relacionam com o PROEJA: a educação de jovens e adultos, a educação profissional e a
educação básica. A partir daí, realizou-se uma revisão teórica da produção acadêmica que
aborda o currículo integrado, tanto do ponto de vista da relação trabalho-educação como da
teoria curricular. Os resultados da pesquisa confirmam a tese de Sacristán (2000) de que as
práticas educativas se configuram por outros determinantes que não apenas as prescrições
curriculares. Corroboram ainda as afirmações de Santomé (1998) de que o currículo
integrado, como conceito e proposta de trabalho, na prática, pode se reduzir a um simples
slogan, servindo a fins sócio-políticos ocultos. A análise dos dados evidencia o terreno
contraditório em que a política do PROEJA foi implantada e implementada e sugere que a
integração entre a educação profissional e o ensino médio na modalidade de educação de
jovens e adultos, no chão da escola, não acontece, permanecendo o modelo tipo código serial
de Bernstein. |
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